Imagem: Arquivo Jornal do Vidro
Qualificar os seus clientes faz sentido? Que tipo de benefício o fornecedor tem quando qualifica os seus clientes? Os clientes se tornam mais exigentes quando qualificados?
É verdade que muitas vezes os fornecedores procuram fornecer cursos para os clientes por vários motivos, um deles é aumentar o laço de proximidade com os próprios. Na região Sul nós temos alguns exemplos de empresas que estão usando isso como argumento importante para a fidelização dos clientes. Aliando a questão comercial às práticas de ensino, eles têm fechado parcerias com empresas itinerantes de treinamento.
Imagem: Arquivo Jornal do Vidro
Segundo Melissa, estas práticas nos últimos tempos trouxeram benefícios tanto a clientes quanto a própria empresa, Vidromax, “Estamos colhendo frutos desse trabalho que estamos fazendo a bastante tempo”, relatou. A reportagem do Jornal do Vidro esteve em alguns locais que forneceram treinamentos com a carreta itinerante da King, em que as salas normalmente estavam lotadas e sempre com a oportunidade de abrir novas turmas, devido à grande procura pelo treinamento.
Uma empresa paranaense de esquadrias teve uma ideia que foi além do mercado consumidor vidreiro: resolveu aliar o treinamento e o workshop a esclarecimentos aos consumidores finais como, construtores, arquitetos e engenheiros.
Imagem: Arquivo Jornal do Vidro
Débora, sócia proprietária da empresa Esquadria Paranaense, o ensino de esquadrias, envidraçamentos e conhecimentos de utilização do vidro deveriam ser ensinados nas Universidades, por haver esse gap surgiu o interesse de procurar parcerias de alguns fornecedores para esclarecer dúvidas a respeito de vidros e esquadrias para os clientes finais da própria empresa.
Fernanda da AKS, fornecedora da empresa Esquadria Paranaense, nos relatou que achou a iniciativa muito válida e por isso resolveu apoiar esse evento. Rafael, instrutor da King (empresa de envidraçamento de sacadas) empresa proprietária da carreta de treinamentos itinerante, confessou ao Jornal do Vidro que eles estão com uma longa e extensa agenda no Sul do Brasil, passando por São Bento, várias cidades de Santa Catarina, e do interior do Paraná, além das cidades outras localidades no Brasil. Contudo, o mercado vidreiro observa qualificação saindo de um campo teórico e realmente se tornou uma constante nos distribuidores e fabricantes em vários pontos no Brasil.