top of page

PUBLICIDADE

Como são fabricados os vidros laminados?


Imagem: arquivo Jornal do Vidro


Segundo a NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, o vidro laminado é considerado um dos vidros de segurança. A exemplo de outros produtos no segmento, ele possui diversas aplicações, oferecendo diversas soluções. Mas você já parou para se perguntar como ocorre o processo de fabricação desses vidros?


Composto por duas ou mais camadas de vidro ligadas sob calor e pressão em conjunto por uma película de polivinil butiral (PVB), ou etileno vinil acetato (EVA). Também há o procedimento com resina líquida.


O próximo passo é levar as peças para uma sala com temperatura e umidade controladas. Nesse local, fica o PVB, e é formado o “sanduíche”.


Depois isso vai para um forno, onde a película de PVB é levemente aquecida, o que dará a primeira aderência as laminas de vidro.



A seguir, as lâminas estão prontas para ir ao cavalete que entrarão na autoclave. Nessa etapa, acontece um processo de aquecimento e pressão por algumas horas até que o PVB fique totalmente aderido ao vidro.


Por fim, o corte e a lapidação. O corte ocorre com diamantes de corte, no lado de cima e abaixo da chapa, além de um corte quente da película.


Seja para segurança, benefícios acústicos, além de muitos outros, os vidros laminados não podem deixar de ser utilizados por sua vidraçaria, de acordo com cada situação, trazendo oportunidades de lucros.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page