top of page

PUBLICIDADE

“Instalação de vidros nas alturas” saiba como se cuidar!


Imagem: Products & Services

Dentre as principais causas de acidentes, estão as quedas de trabalhadores durante atividades em grande altura, podendo ser até fatais. Muitos dos trabalhos realizados por vidraçarias como, envidraçamento de sacadas e instalação de peles de vidros, exigem um certo cuidado da parte do profissional.

Para garantir a segurança e evitar riscos para esses profissionais, o Ministério do Trabalho publicou a norma regulamentadora Nº 35 – Trabalho em altura, que estabelece as medidas e os requisitos de proteção durante o planejamento e execução do serviço.

Embora seja obrigatório para qualquer trabalho em altura, ainda há muitas empresas que não conhecem a norma. A partir de quando é possível considerar como um trabalho em altura?

A NR – 35 considera como trabalho em altura qualquer procedimento realizado a cima de 2m do nível inferior. Essa altura é considerada em várias normas, tanto internacionais como nacionais, simplificando sua aplicação. Vale ressaltar que:

1. A altura não é necessariamente em relação ao solo, mas a uma superfície de referência, como uma varanda localizada a baixo do local em que o serviço é feito;

2. O fato da altura ser estimada como 2m, não significa que haver negligencia por parte de profissional ou da empresa, deve se sempre colocar a segurança em primeiro lugar;

Não deixe de usar EPIs:

Os profissionais devem sempre manter o uso dos equipamentos pessoais para essas atividades, porém, não basta usar os EPIs se eles não forem inspecionados antes de cada uso. Confira os principais:

1. Capacete; 2. Cinto de segurança; 3. Talabarte - dispositivo de conexão para sustentar ou limitar a posição do trabalhador; 4. Trava-quedas - é conectado ao cinto de segurança para interromper a queda; 5. Dispositivos de ancoragem, como fita de ancoragem para escada - para prender o sistema de segurança do trabalhador à estrutura da obra, como em vigas ou andaimes.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page