A Saint Gobain, grupo multinacional que projeta, fabrica e faz a distribuição de serviços e materiais para a indústria de construção, com atual pegada sustentável, movimentou mercadologicamente € 44.2 bilhões em vendas ano passado. Este ano, passou por um processo bastante desafiador ao assinar um acordo vinculativo para a venda de suas marcas comerciais residentes nos EUA para o também multinacional grupo Stark. No contrato de compra atual, foram despendidos € 850 milhões, sendo a maior aquisição do grupo até então.
“Temos uma estratégia que se foca o sucesso nos artesãos profissionais e no mercado de renovação e manutenção, onde esta aquisição se enquadra muito bem. Em 2019, compramos o negócio de distribuição alemão da Saint-Gobain e há muitas semelhanças nessa aquisição. Faremos o possível para desenvolver, crescer e investir na empresa, tornando-a a escolha preferida dos artesãos profissionais."
"Apesar do atual ambiente macroeconômico difícil, os impulsionadores fundamentais para o mercado de renovação e manutenção no Reino Unido são atraentes. Estamos enfrentando um ano de transição desafiador, mas é uma empresa (a Saint) sólida que podemos fazer prosperar e crescer. As mais de 600 filiais e centros de distribuição estão em boas localizações em todo o Reino Unido. Vamos investir no negócio, nas pessoas e na distribuição. Adquirimos uma empresa com a qual podemos continuar nossa jornada de crescimento”, diz Søren P. Olesen, Ceo do grupo Stark.
O faturamento líquido cotado através da aquisição chega à € 2.7 bilhões, que tem margem decorrente da junção às vendas anuais em € 9 bilhões líquidos. O passo da Saint Gobain dado juntamente à Stark já não é de hoje, uma vez que em 2019 a área alemã de distribuição da Gobain foi transferida à multinacional europeia, causando um crescimento de quase o dobro da produção anterior ao acordo. O plano, desde aquele período até a atual transição, era permitir maior crescimento, uma vez que os lucros serão parcialmente divididos.
Considerando a margem de crescimento da população do Reino Unido entre 1,1 milhão para 68,7 milhões de 2022 até 2077, o fato de que espera-se que a maioria da população futura more sozinha torna o mercado habitacional e de construção civil extremamente suscetível à crescimento. Mais pessoas sozinhas, mais casas. A junção das globais nesta compra apenas reflete um futuro muito rentável para ambas.
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