Cada vez mais projetos arquitetônicos optam pela fachada de pele de vidro, essa escolha não traz apenas um aspecto bonito e moderno para o projeto, mas também adiciona benefícios na luminosidade e ventilação natural. Mas precisamos rever em quais ambientes esta solução se aplica.
Esta é uma técnica que utiliza vidros laminados e temperados, fixados em perfis de alumínio, para compor o muro de um imóvel. Estes vidros são encaixados em uma estrutura chamada de “pele de vidro”, que envolve a fachada do prédio.
As principais vantagens deste modelo dessa fachada é a luminosidade que ela proporciona, pois, o vidro permite a entrada de luz natural. Além disto a ventilação natural é outro ponto muito vantajoso, sendo fundamental para manter o ambiente interno arejado.
Mas como nem tudo são flores, essa fachada de vidro também apresenta desvantagens, uma delas é a privacidade, sendo totalmente transparente, o ambiente interno fica exposto para o exterior. Além disto em ambientes muito quentes pode não ser o ideal, já que absorve calor.
Pontuado as vantagens e desvantagens desta fachada de vidro, podemos falar sobre onde ele melhor se aplica, como por exemplo ambientes comerciais, pois permite a exposição dos produtos e atrai atenção dos clientes. Em ambientes residenciais, ela pode ser mais adequada em salas de estar ou jardins, onde se busca por maior luminosidade e amplitude, enquanto em quartos e banheiros é preciso avaliar a temperatura e necessidade de privacidade.
Commentaires