1/2

PUBLICIDADE

Novo aumento no valor do vidro?


Imagem: arquivo Jornal do Vidro


Ouvindo os boatos relacionados ao novo aumento no valor do vidro, nossa redação foi a campo ouvir a palavra de temperadores e fabricantes, para entender os impactos de mais um aumento e os motivos, mesmo com a alta e falta de materiais, que já é pauta no mercado vidreiro desde 2020.


Os valores da alta comunicada vão de 15% a 20% e valem desde o dia 24 de fevereiro.


O diretor de uma têmpera do estado do Paraná, afirma que o aumento já era esperado: “Hoje estamos com uma demanda razoável e uma falta de vidro no mercado nacional, onde as fábricas devem estar exportando os vidros devido à alta do dólar. Nossa expectativa é que pelo menos acabe essa falta de vidro, que eles parem de mandar o vidro para fora e priorizem o mercado nacional”.


Já o diretor e sócio-proprietário de uma indústria especializada na transformação de vidros planos na região sudeste do Brasil acredita que a situação é revoltante: “Puro oportunismo, só esperaram a confirmação da manutenção do antidumping”.


A gerente geral em uma têmpera catarinense acredita que o aumento é necessário: “O preço do vidro está mais que defasado. Tudo aumenta e se mantém, menos os vidros. Importante entender que a pressão prejudica todo o mercado, que cada vez mais aperta os cintos e não tem dinheiro para futuros investimentos. Trabalhamos e não vemos faturamento. Todos os custos aumentaram, por que o vidro seria diferente?"


Segundo um profissional de apoio operacional de uma têmpera na região nordeste, efeitos econômicos, a pandemia, práticas de mercado, parada de dois fornos no primeiro semestre, além da alta de outros produtos relacionados ao segmento, bem como a instabilidade na construção civil, trazem preocupações para o mercado: “Tradicionalmente, todo início de ano existe um reajuste de preço, as preocupações são maiores com relação oferta, economia e disponibilidade do mercado. É notório por todos os números que, apesar da paralisação entre março e junho, mesmo com os reajustes na produção industrial, podemos dizer que se recuperou, muito pelos programas de auxílio. Pois bem, agora fica a incógnita de como a economia vai reagir e se teremos vidros para beneficiar”.



O presidente de uma associação vidreira, acredita que os aumentos são importantes para a indústria do vidro, além de considerar que o aumento leva em conta um conjunto de fatores: “Demanda alta e pouca oferta devido ao "Boom"! Por outro lado, acho importante termos um teto e balizar. Acredito que este último aumento é mais uma oportunidade de alavancar as usinas para os próximos meses do que de fato uma necessidade. É muito difícil julgar esta causa. Infelizmente, temos pouco conhecimento mesmo estando presente no mercado a décadas. Espero que os preços se estabilizem, porque logo ficará inviável continuar da forma que está”.


Buscando também a palavra de fabricantes de vidro, a Cebrace informa a nossa redação que não irá se pronunciar sobre o tema. A Vivix, fabricante de vidros planos, diz que ainda está analisando a situação. Até o fechamento dessa matéria, não tivemos resposta da fabricante Guardian Glass.

Tags:

PUBLICIDADE

041 3564-3665

041 3564-3665

WVETRO SISTEMA DE CÁLCULO

041 3564-3665

041 3564-3665

O SISTEMA QUE TRABALHA PARA VOCÊ GANHAR TEMPO

041 3564-3665

041 3564-3665

ESPECÍFICO PARA VIDRAÇARIAS E SERRALHERIAS

PUBLICIDADE

ECG..png
ECG..png

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sem título-2.png

PUBLICIDADE

BOLT INOX..png
BOLT INOX..png

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

NETOCOLOR.jpg

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

INOX PAR.png

1/4
Logo Matrizes Cardeal.webp
WhatsApp Image 2020-11-05 at 14.22.07.jp
startec logo.jpeg

Você também pode gostar de ler sobre: