top of page

PUBLICIDADE

2020 começa com boa notícia para a ciência brasileira envolvendo vidros insulados


Imagem: Governo Federal

O ano de 2020 começou com um grande ponta pé para a ciência brasileira: foi reinaugurada a Estação Comandante Ferraz, base militar e científica na Antártida. O Centro brasileiro de pesquisa sofreu um acidente a quase oito anos atrás que destruiu os laboratórios e alojamentos da estação, e esse ano os cientistas brasileiros voltarão a ser moradores provisórios da Estação, localizada na Ilha do Rei George.

A responsável pela reconstrução foi uma empresa chinesa, que teve como base um projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Estúdio 41, de Curitiba-PR, que se destaca por ser vencedor de um concurso realizado pela Marinha e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no ano de 2013.

Os materiais que se destacam no novo projeto são o aço e o vidro insulado de três peças, mais conhecido como vidro triplo. Segundo os arquitetos responsáveis, a escolha do vidro insulado triplo foi feita com o objetivo de proporcionar conforto térmico aos ocupantes da estação, uma vez que a temperatura pode chegar a -20ºC durante o inverno. A obra de reconstrução durou aproximadamente três anos para ser finalizada, já que aconteciam somente no verão, quando a temperatura máxima é de 1ºC.

A estrutura possui mais de 4.500 m² e custou aproximadamente 100 milhões de dólares aos cofres públicos, além de abrigar 17 laboratórios e ter capacidade para receber 64 pessoas.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page