top of page

PUBLICIDADE

Norma de vidros de controle solar entra em conselho nacional


Imagem: Conservatory - glass

A norma a ser complementada é a NBR 16023 que é responsável pelos Vidros revestidos para controle solar - Requisitos, classificação e métodos de ensaio, aprovada em janeiro de 2011, acaba de entrar em conselho nacional pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o projeto de lei de Emenda 1, o qual diz respeito à variação da cor nas peças e ao aspecto da fabricação do produto. A Norma atual estabelece características, propriedades, requisitos gerais e métodos de ensaio para garantir a qualidade e o desempenho dos vidros revestidos para controle solar.

A Emenda 1, projeto de modificação elaborado pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), a emenda defende que variações de cor existem e que são inerentes ao processo de fabricação, fato que não é tão claro no primeiro projeto aprovado em 2011. Deste modo, a emenda define regras de como as tolerâncias podem ser definidas e aferidas a partir da necessidade de cada projeto, além de expor de maneira didática a metodologia de avaliação de cor entre chapas. Após a aprovação da emenda, será possível tratar de cada projeto de maneira única, dentro das suas especificidades e características próprias, as quais demandam diferentes condições de tolerâncias dos índices de variação especial de cor.

Como funciona a consulta nacional?

O processo de consulta nacional acontece após a elaboração do projeto de Norma com o assunto solicitado e, durante a consulta o projeto é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período é possível que qualquer pessoa interessada se manifeste a fim de recomendar sugestões e fazer críticas ou objeções. Por esse motivo, é muito importante que você participe deixe a sua opinião.

A data final para a consulta nacional é dia 06/01/2020, para acessar e julgar a normatização, clique aqui.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page