Imagem: Art
O vidro jumbo é conhecido por imprimir amplitude e imponência tanto para ambientes internos como externos. Ele possui extensões maiores do que normalmente é conhecido no Brasil, com chapas a partir de 3,21m x 4,40m e, no exterior é possível encontrar placas de até 18,00m. Essa característica torna esse vidro ideal para grandes edificações que possuam grandes aberturas.
Tamanho ideal
Para que o vidro execute sua função dentro da arquitetura com segurança, ele deve ter a espessura indicada na BBR 7199. A norma deve ser seguida a fim de que a peça ofereça uma boa resistência para o transporte, instalação ou choques mecânicos/químicos.
Entretanto, a espessura máxima não deve exceder a capacidade produtiva, nem a de instalação, pois dificulta o transporte e todo o manuseio.
Características técnicas
O vidro jumbo exige uma atenção maior sobre as normas técnicas pois suas extensões são maiores do que as chapas convencionais. Esse cuidado é necessário pois uma peça pode chegar até uma tonelada após o processo de laminação.
Os perfis dos caixilhos de alumínio precisam ser especificados corretamente. Eles comportam o impacto do peso das peças, facilitam a instalação e deixam-na suficientemente estável para resistir a infortúnios.
Deslocamento e estoque
Imagem: Explore1
Todo o processo de movimentação, dentro e fora da empresa, deve ser feito com o equipamento específico, com pinças especiais para isso. A planta precisa conter a estrutura física apropriada, contendo o pé direito do galpão de armazenamento, passando pela ponte rolante e pelos cavaletes metálicos.
Para transportar é preciso caminhões específicos para fazer o trajeto, que sejam mais robustos e possuam mais estabilidade para transportar as chapas. Além disso, é preciso ter espaço para os cavaletes serem acomodados com segurança.
O vidro jumbo no Brasil
O vidro jumbo começou a ser produzido no Brasil na década de 1990 e, mesmo não sendo tão utilizado aqui como é na Europa, o mercado de vidro jumbo já ultrapassou o de placas de vidros menores. Esse crescente aumento de procura atinge também o aumento da produção de equipamentos adequados para a fabricação e o transporte. Além disso, o setor de esquadrias também precisou se adaptar à essa nova realidade do mercado.
Isso prova que a indústria do vidro está em constante movimento e evoluindo para oferecer melhores soluções ao setor da construção.