top of page

PUBLICIDADE

Wuhan Greenland Centre

Imagem: Departamento de arte Jornal do Vidro

Construído na China, o Wuhan Greenland Centre foi projetado por Adrian Smith e Gordon Gill Architecture. A torre possui 636 metros de altura, totalizando 120 andares, 200.000 m² de escritórios, 50.000 m² de área residencial e um hotel Ritz Carlton de 45.000 m² e é o terceiro edifício mais alto do mundo.

A forma do edifício é a combinação de 3 conceitos formais fundamentais: corpo cônico, cantos suavemente arredondados e o topo em forma de abóbora (abobadado) que reduz a resistência do vento. Além disso, possui aberturas na parede auxiliando na ventilação do vento contra a torre.

“Uma das características distintivas do Wuhan Greenland Center é a introdução inovadora de aberturas de ventilação nas pontas das três pernas da torre em trechos verticais. As aberturas reduzem a pressão do vento na torre e reduzem os vórtices que podem causar aceleração horizontal do movimento. Esse recurso, juntamente com o elegante fechamento da torre, é um elemento essencial no conceito de design performativo”, diz Adrian Smith, sócio da Gordon Gill Architecture.

Para tornar o edifício o maior em questão de eficiência enérgica do mundo, é reutilizado a água da lavanderia, pias e chuveiros para o resfriamento evaporativo do prédio, o sistema de iluminação é de alta eficiência e utiliza reatores e lâmpadas que consomem pouca energia para reduzir o consumo de energia e os equipamentos hidráulicos são de baixo fluxo e economizam a água potável e a energia de bombeamento.

O Wuhan Greenland Center é uma mistura de arte e ciência da arquitetura de forma intencional com o objetivo de ser econômico e funcional ao mesmo tempo.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page