"Fábrica de vidro, transformadora" você sabe a diferença?
- Redação Jornal do Vidro
- 6 de mar. de 2019
- 1 min de leitura

Imagem: Dep. Arte Jornal do Vidro
No mundo do vidro, muitas pessoas não sabem diferenciar uma transformadora de uma fábrica, por isso trouxemos algumas explicações sobre a diferença entre elas e um pouco do processo realizado em cada uma.
Fábrica de vidro
Na fábrica, o vidro comum é produzido a partir das matérias-primas principais: 70% de areia, 14% de cálcio, 14% de sódio e outros 2% de componentes químicos. Todos esses componentes passam por um processo de fabricação chamado de resfriamento/fusão.
Durante o processo esses componentes são misturados em temperaturas bastante elevadas, o que os faz derreter. Logo após, são moldados no formato desejado e, por último, são resfriados.
Transformadora de vidro
O trabalho das transformadoras é agregar algum benefício ao vidro comum que vem da fábrica, como deixá-lo mais seguro, torná-lo acústico ou/e térmico. Por isso é chamada de transformadora, pois utiliza o vidro comum pronto para transformá-lo em outro modelo de vidro. Cada tipo de vidro passa por um processo diferente.
O vidro temperado, por exemplo, passa por um processo chamado têmpera, no qual ele sofre uma grande mudança de temperatura, apertando as faces externas e expandindo a parte interna, o que torna a peça muito mais resistente.
Já o processo de transformação do vidro insulado, conhecido também como vidro duplo, consiste na união de duas ou mais peças coladas a um perfil de alumínio. O conjunto é selado para não haver trocas gasosas e garantir a estabilidade da peça. Para impedir o embaçamento da peça, há um hidrossecante no interior do perfil de alumínio, que garante a inexistência de vapor d’água.
Comments