top of page

PUBLICIDADE

Casa sustentável que está sendo construída no Paraná aposta em vidros insulados


Uma casa situada em meio à plena mata atlântica, com todo o conforto que pede uma residência moderna e aliando tecnologia ao meio ambiente. Esta é a Casa Bromélia, projeto do casal Gabriel Zahdi e Camila Kozak Zahd, que estão realizando o sonho de construir uma residência sustentável de 188 m² em uma área de mata nativa localizada no município de Rio Negro (PR).

Batizada em homenagem às exuberantes flores nativas da mata atlântica, a Casa Bromélia foi projetada para reduzir e reaproveitar o consumo de água e gerar energia elétrica. O projeto também inclui iluminação natural e de led, tratamento de resíduos e compostagem. A Casa Bromélia será a segunda no estado do Paraná a obter a Certificação GBC Brasil Casa®, se atendidos os requisitos e créditos solicitados pela certificadora avaliando a obra e sua integração com a comunidade.

De acordo com Camila e Gabriel, a ideia de construir uma casa sustentável surgiu com a percepção de mudança de estilo de vida “Buscamos preservar a natureza, onde se pode vivenciar a mesma tanto fora quanto dentro de casa, onde o respeito à natureza move a construção desta residência que contará com certificação sustentável. Com o projeto temos a oportunidade de provar que é possível seguir processos de sustentabilidade em qualquer residência familiar. O grande incentivo é inovar e viver rodeado do meio natural sem ferir a integralidade local”, afirma o casal.

O objetivo do projeto é conscientizar sobre o consumo consciente de recursos naturais através do reaproveitamento de materiais e de um projeto arquitetônico que prioriza a iluminação natural. E um dos principais aliados dos ambientes para melhor aproveitar a luz é o vidro. Neste projeto, o material é utilizado em abundância em amplas portas e janelas. Uma das escolhas do projeto foi utilizar o vidro insulado (ou vidro duplo, que permite aproveitar ao máximo a luz natural, pois bloqueia o calor proveniente da radiação solar. Também promove maior conforto acústico ao bloquear parte do som externo. Como economia e sustentabilidade caminham lado a lado, o material reduz os gastos com refrigeração e energia elétrica.

O empreendimento, que está em busca da Certificação de Sustentabilidade avaliada pela certificadora internacional GBC – Green Building Council®, tem recebido o apoio de diversos parceiros de diferentes setores. O vidro utilizado será fornecido pela usina Cebrace e pela têmpera Linde Vidros, de Rio Negro. A construção da Casa Bromélia teve início em 22 de março e tem prazo estimado para conclusão de sete meses. Saiba mais sobre a casa aqui.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page