Imagem: Departamento de arte Jornal do Vidro
Sabemos que o vidro é um elemento muito usado em fachadas, e desde 2013 a ABNT colocou em vigor a NBR 15.575-4, que faz referência aos índices de isolamento acústico para fachadas.
A fachada é um conjunto de diversos elementos e o vidro é um deles, seja aplicado em sistemas de esquadrias ou fixos como em pele de vidro.
Na hora de escolher qual é o melhor vidro, precisamos atender o projeto como um todo, para saber o que será melhor para iluminação, temperatura e isolamento acústico.
A grande pergunta é: O vidro é um bom isolante acústico? A resposta para essa pergunta depende!
Na acústica, as análises são realizadas por faixa de frequência, então o vidro é um bom isolante por faixa de frequência.
Vou contar um case de uma consultoria em que fui chamado pelo cliente, pois ele não estava conseguindo dormir. O cliente mora em um prédio localizado em São Paulo e ao comprar seu apartamento sentiu um desconforto na hora de dormir, a construtora instalou janelas com Rw (índice de redução sonora ponderado) de 26dB, o que foi previsto segundo NBR 15.575 na classificação de ruído da região classe II, porém depois de analisar o local com precisão, viu-se que havia um problema por faixa de frequência, devido a uma fábrica que funcionava de noite e gerava um ruído de 20dB em 100Hz.
A esquadria que estava instalada tinha um Rw de 26dB, porém analisando o espectro de frequência em 100Hz isolava apenas 12dB.
Então a solução foi adequar a esquadria com um vidro que isolasse 20dB em 100Hz e assim o problema foi resolvido.
Vidros laminados ou insulados? Os dois são bons, mas a análise precisa ser realizada por faixa de frequência conforme a necessidade do local. Eu prefiro o vidro insulado, pois isola mais por faixa de frequência e evita ressonância se usado vidros de espessuras diferentes em sua composição.
Comments