top of page

PUBLICIDADE

Vidraceiro e serralheiro, relembre o que é necessário para ser profissional do segmento do vidro


Imagem: Arquivo Jornal do Vidro


No dia 11 de fevereiro a ABNT publicou a norma NBR 16823- Qualificação e certificação do vidraceiro- Perfil profissional. O texto estava em consulta nacional há quase três anos. O objetivo da norma é definir parâmetros e requisitos para a qualificação dos profissionais do vidro, exercendo trabalhos com qualidade. A NBR em questão, teve início em 2016.



Mas o que é, você vidraceiro e serralheiro? Segundo a norma: "Profissional responsável pela instalação e manutenção de vidros, incluindo sua venda, especificação, medição, orçamento, transporte, armazenamento, inspeção e análise do material, a fim de planejar e organizar o próprio trabalho, conforme projetos ou ordens de serviço, de acordo com os procedimentos de execução de serviços, normas técnicas, de segurança, de meio ambiente e saúde específicas, respeitando os critérios de qualidade”.


Sobre o campo de atuação, a norma define: Boxes padrão, instalações autoportantes ( basculante, porta de giro, entre outros), revestimentos verticais decorativos ( espelhos ou vidros, entre outros), vidros em esquadrias, vidros em móveis. Mas além disso é possível se especializar, por exemplo, em instalações de sacadas.


As competências necessárias para vidraceiros envolvem: Vendas e avaliação de serviços a serem executados como pesquisa de dados necessários para precificação e elaboração de proposta comercial; especificação do vidro e componentes fundamentais à instalação de acordo com as normas técnicas; transporte de vidro seguro e componentes até o local da instalação e instalação e manutenção de vidros, seguindo as normas de segurança e saúde do trabalho, garantindo qualidade e meio ambiente.



Para ser um vidraceiro, é preciso ter o ensino médio completo. A NBR ainda destaca pontos como: Meios ou ferramentas e materiais necessários, técnicas, métodos e procedimentos e condições de trabalhos relativas à profissão.


Tags:

Коментарі


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page