top of page

PUBLICIDADE

Veja o resumo do boletim da Ascevi! - 01/06


Imagem: departamento de arte Jornal do Vidro


Na última semana saiu o panorama na Abravidro que trata muitos números do nosso setor, então apesar de ser os números das processadoras de vidro, a gente pode pegar alguns indicadores do que esperar esse ano.


As expectativas para a economia brasileira, incluindo nosso segmento vidreiro eram pessimistas, mas com a construção civil entre as atividades essenciais, além do auxílio emergencial e das taxas de juros de financiamento baixas, o setor do vidro cresceu muito acima do esperado.


Esse resultado não é só das grandes construções, mas também as pequenas reformas tiveram uma participação bem significativa para melhorar o nosso setor. Em faturamento, as processadoras faturaram 12% a mais que em 2019, sendo 5.2 bilhões, só de temperado foi 3 bilhões de reais, o único tipo de vidro que teve queda foram os tampos, com 13%, a produção em m², o volume de vidros processados em 2020 alcançou o maior nível desde 2015, em relação a 2019 são 8 milhões de m² a mais.


Com mais de 35 milhões de m² o vidro temperado permanece no topo da lista, é o maior resultado da história, o laminado continua crescendo e chega perto dos 7 milhões de m², o temperado foi líder crescendo 1,3%, após a queda de 2019 os espelhos voltaram a crescer, representando 27% do mercado, os insulados passaram a somar 0,5%, por último a mão de obra, que aumentou 5,2%, acompanhando a tendência de alta, empregando 29.590 colaboradores.


Santa Catarina gerou 4.6 mil novas vagas na atividade industrial, desses a construção civil registrou um saldo de 2021 novas vagas entre os meses do primeiro trimestre. Para 2021 esperava-se o maior crescimento em 8 anos com 4%, mas recuaram e mantiveram o indicie de 2,8%.



Foi feita uma pesquisa da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), e eles demonstraram que no primeiro semestre 57,1% das companhias do setor apontaram ou falta de material ou custo dos insumos para fazer os lançamentos, mas a gente já sente que teve uma reação no segundo trimestre, em abril, maio, aumentando os pedidos nas processadoras, o financiamento imobiliário ajuda nessa questão, com a projeção de crescimento de 26% para 34%, com a expectativa que 170 bilhões de reais sejam usados para financiar a compra de imóveis novos ou usados.


A gente fez uma pesquisa entre os nossos associados perguntando que temas seriam interessantes para os próximos cursos, como: formação de preços, guarda-corpos, fachadas, e estamos desenvolvendo eles.


A NBR 14698 Vidro temperado está revisando a parte de elevação de elevação de borda e defeitos, com a reunião dia 9 de junho, das 9h às 12h, e dia 2 de junho tem uma revisão da norma 14697 métodos e ensaios classificação de segurança de vidro temperado.


A gente está participando junto com o Sebrae do Programa Brasil Mais, disponível no Brasil todo, totalmente gratuito, no qual fazem uma melhoria na sua empresa. A gente vai explicar todos os detalhes desse programa no dia 16 de junho as 20h, na live vão estar com a gente a Fabricia Borba referência no mercado de soluções de inovação marketing e vendas para pequenos negócios e a Mayara, que atua no mercado de mapeamento de negócios e gestão de estratégica.


Sobre a Saie Vetro, até o momento a data está mantida.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page