top of page

PUBLICIDADE

QUEM INVENTOU O VIDRO TEMPERADO?


IMAGEM: ARQUIVO JONAL DO VIDRO / FOTO: RODRIGO SANDIM

Após termos viralizado um vídeo em que um homem testa a resistência de uma porta de vidro temperado (de maneira voluntária e sem querer), atendendo a pedidos tentamos voltar a responder de forma resumida a seguinte pergunta: Quem inventou o vidro temperado? Não é algo simple, é na verdade uma resposta bastante complexa, tentamos compactar um pouco dessa odisseia em um texto resumido, então, vem com a gente nessa viagem no tempo.


Imagem: Kty imagen

Francois Barthelemy Alfred Royer de la Bastie (1830–1901) de Paris, França, ele é creditado como o primeiro a desenvolver um método de têmpera de vidro. O processo era bem diferente do que conhecemos hoje, Francois fez a têmpera de vidro quase o derretendo em um banho aquecido de óleo e graxa e o refriado com um safonado gigante de tecidos, isso ocorreu em 1874. O processo foi batizado como metodo de Bastie e patenteado na Inglaterra em 12 de agosto do mesmo ano, sub a patente número 2783 ing.


O vidro temperado às vezes é conhecido na Europa e outras parte do mundo como vidro Bastie em homenagem ao criador do primeiro metodo. Em 1877, o alemão Friedrich Siemens desenvolveu um processo diferente, às vezes chamado de vidro comprimido ou vidro Siemens, produzindo um vidro temperado mais forte que o processo Bastie, pressionando o vidro em moldes frios logo após sua fabricação.

imagem: Deutschland Geschichte

A primeira patente de todo um processo para fabricar vidro temperado foi detida pelo químico Rudolph A. Seiden, que nasceu em 1900 na Áustria e emigrou para os Estados Unidos em 1935. Seiden utilizou um forno para aquecer o um vidro plano, e o refriou em seguida com um gigantesco ventilador, processo muito semenlhante ao que conhecemos hoje, Embora o mecanismo não fosse conhecido na época, os efeitos do vidro "têmpera" são conhecidos há séculos.


Por volta de 1660, o Príncipe Rupert do Reno trouxe a descoberta do que agora é conhecido como “ Gotas do Príncipe Rupert ” ao conhecimento do Rei Charles II . Estes são pedaços de vidro em forma de lágrima que são produzidos permitindo que uma gota derretida de vidro caia em um balde de água, resfriando-o rapidamente.■



ESSA MATÉRIA É UM OFERECIMENTO DE:




Comentários


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page