top of page

PUBLICIDADE

REVOÇÃO EM VIDROS COM NOVA TECNOLOGIA?

Imagem: Hongchen Chu et al. - 10.1126/sciadv.adm8061

Pesquisadores da Universidade Nanjing, na China, criaram uma técnica revolucionária para fabricar janelas que são transparentes, mas também possuem uma aparência fosca. Essas características são normalmente opostas e não podem coexistir, mas a equipe liderada por Hongchen Chu encontrou uma maneira de alcançar essa proeza.


Eles conseguiram isso cobrindo o material com pequenas manchas nanométricas que dispersam e refletem a luz de forma precisa. Essas manchas são feitas de nanopartículas de metais refletores, como ouro, e materiais semicondutores como silício, que têm baixa condutividade elétrica, reduzindo assim a quantidade de luz refletida. Essas partículas são dispersas em uma matriz de vidro.


Imagem: Hongchen Chu et al. - 10.1126/sciadv.adm8061

O resultado é um tipo de vidro unidirecional: fosco de um lado, mas ainda transparente quando visto do outro. Essa propriedade pode ser útil em carros e escritórios, oferecendo privacidade sem comprometer a visibilidade ou a entrada de luz.

O professor Mu Wang expressou sua empolgação com os resultados dos experimentos, destacando a surpresa ao ver pela primeira vez o vidro recém-preparado com seus próprios olhos, sem a necessidade de equipamentos especiais. Ele descreveu a emoção de testemunhar um material que parece claro e nítido quando a luz passa através dele, mas também possui uma aparência difusa ao refletir a luz.


Em testes realizados, o vidro mostrou refletir apenas 1,3% da luz incidente, enquanto permitia a passagem de luz suficiente para capturar fotografias claras dos objetos do outro lado. Os pesquisadores até usaram uma câmera conectada a um programa de inteligência artificial para identificar objetos do outro lado da janela, e ficaram impressionados com a capacidade do vidro em permitir a visualização nítida, mesmo que o programa não tenha conseguido identificar corretamente os objetos.


Esta técnica promissora tem potencial para ser aplicada na produção em larga escala de vidros, não só para melhorar a privacidade e o conforto em residências e escritórios, mas também para reduzir a poluição luminosa causada pelos reflexos nas janelas de edifícios.

ESSA MATÉRIA É UM OFERECIMENTO DE:



Fontes:

Fonte: Inovacão Tecnológica

Artigo: Matte surfaces with broadband transparency enabled by highly asymmetric diffusion of white light

Autores: Hongchen Chu, Xiang Xiong, Nicholas X. FangX, Feng WuX, Runqi Jia, Ruwen Peng, Mu Wang, Yun Lai

Revista: Science Advances

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page