top of page

PUBLICIDADE

Rodrigo Sandim

MAIOR TORRE DE VIDRO DO MUNDO

A Malásia está prestes a concluir a construção do Merdeka 118
IMAGEM: FOLHA DE SÃO PAULO

A Malásia está prestes a concluir a construção do Merdeka 118, que se transformou no segundo prédio mais alto do mundo, com uma altura de 680 metros. Localizado em Kuala Lumpur, o edifício gigante também será o maior da Malásia e de todo o Sudeste Asiático, mas o título mundial ainda pertence ao Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, com seus 828 metros.


Com um nome que significa "independência" em malaio, o Merdeka 118 possui 118 andares, em referência ao número do arranha-céu. O projeto do edifício é inspirado no gesto de Tunku Abdul Rahman, primeiro chefe de governo da Malásia, ao proclamar a independência do país.



Além de sua impressionante altura, o Merdeka 118 abrigará espaços para escritórios, hotéis, lojas e um deck de observação, que será o mirante mais alto do Sudeste Asiático. O complexo será cercado por mais de 16 mil metros quadrados de parques urbanos.


O projeto do Merdeka 118 foi financiado pela Permodalan Nasional Berhad (PNB), uma empresa malaia de gestão de fundos, e teve um custo de aproximadamente US$ 1 bilhão. A construção teve início em agosto de 2017 e espera-se que seja concluída em julho de 2023.



Na lista dos maiores prédios do mundo, a Ásia domina, com nove dos dez mais altos, de acordo com o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH). O único prédio ocidental na lista é o One World Trade Center, em Nova York, que ocupa o 7º lugar, com 541,3 metros de altura.


No Brasil, o prédio mais alto é o One Tower Balneário Camboriú, localizado em Santa Catarina, com 70 andares e 290 metros de altura.



Algumas especificações técnicas do Merdeka 118 incluem uma altura arquitetônica de 678,9 metros, 680,9 metros de altura com a ponta, decks de observação em alturas de 517,4 metros e 566 metros, 118 andares (sendo 5 abaixo do solo), uma área do piso de 292.000 metros quadrados e um total de 87 elevadores.

Tags:

Comentarios


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page