top of page

PUBLICIDADE

ECONOMIA DE ENERGIA ATRAVÉS DA FACHADA ENVIDRAÇADA


Imagem: archdaily


No centro histórico de Genebra, está o projeto do escritório italiano Giovanni Vaccarini, onde estão os novos escritórios da sede da Sociedad Privada de Gérance (SPG). O projeto contou com a conversão e extensão do local que já existia, sendo que o primeiro passo foi uma fachada de vidro que contribui com a proteção solar para o lado de dentro dos ambientes, e permite a visibilidade entre interior e exterior por meio da transparência.



Ela também melhora o desempenho acústico e térmico do edifício: a dupla camada permite que o envelope seja ventilado naturalmente e o sistema de ventilação perimetral, combinado com o sistema de ventilação forçada interna, reduz o consumo de energia total. Os elementos estruturais de aço da fachada, produzidos por Stahlbau Pichler produzem um ritmo modular sobre os painéis de vidro, dando um peso material aos reflexos de luz.


Através de repetição, o sistema produz um desenho complexo de elementos que muda de acordo com o tempo, e com as condições de luz.


A fachada é formada por uma camada tripla de vidro (câmara quente) a qual soma-se uma quarta camada com uma câmara ventilada contendo as persianas micro-perfuradas para regular a luz. As telas são feitas de vidro serigrafado, ancoradas a parte de fora, dando à superfície externa da fachada um padrão modular variável tanto em termos das dimensões do painel quanto do desenho na sua superfície.


Visto de dentro, o vidro produz um efeito chamado de “janela aumentada", amplificando as áreas ao redor da construção. O serigrafado, junto ao aço, ainda proporcionam visões diferentes relacionadas à estética do ambiente.



Por fim, vale relembrar que o sistema de engenharia do local foi pensado também para melhor aproveitar os benefícios do vidro.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page