top of page

PUBLICIDADE

Foto do escritorEdison Claro

Como foi o VidroSom


Imagem: Redes sociais VidroSom


Venho aqui hoje, para te trazer um resumo, do que foi o VidroSom, que é um evento anual de muito conteúdo para o segmento. Nele é abordado o que está mais em evidência. Esse ano o evento aconteceu no dia 10 de novembro, que é o Dia Internacional de Prevenção ao Controle da Surdez.


O tema, foi basicamente falar sobre o desconhecimento, ou seja, as burradas que se fazem nesse segmento.



A primeira palestra foi realizada pela Daniela Ferrari, e ela abordou a combinação do vidro e do caixilho, no conforto acústico, térmico, na segurança, na proteção do ambiente. Basicamente ela falou, não adianta você ter um vidro excelente, se você não tiver os componentes, os perfis adequados, ou seja, não adianta colocar um motor de ferrari em um fusca, ele não vai andar mais por isso.


A segunda palestra foi do Fernando Westphal, professor da UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina), e um dos ícones do vidro, acredito eu, principalmente na questão energética, ou de controle através do vidro. Ele falou sobre a situação mais danosa possível, que é o “Minha Casa Minha Vida”, e disse que em 7 a 8 anos, um morador que investir no vidro de proteção solar tem o retorno e ainda vai pagar por isso, então imagine um imóvel de classe média, onde isso cai para 3 ou 4 anos. Foi muito bacana, ele apresentou números, ou seja, além da questão de saúde e conforto, há a questão econômica envolvida.


A terceira palestra foi da Michele Gleice, que é diretora do ITEC (Instituto Tecnológico da Construção Civil), e ela mostrou a importância dos ensaios, que trazem para o fabricante, para o instalador, para aquele que coloca a mão na massa, a sua competência.


A próxima palestra foi do Marcos Holtz que é um consultor, eu diria que o número um do Brasil em termos de normas acústicas, e ele mostrou que as normas estão passando por revisões. Elas vem subindo, e você tem que ficar muito atento, porque elas vão mexer no seu bolso, e nas suas responsabilidades, principalmente a 15575, a 10152 e a 10821.


Depois nós tivemos a Priscila Andrade representando o Clube do PVC, e ela abordou os diferenciais dele.


O próximo foi o Carlos Henrique Mattar, que trouxe os elementos que não fazem parte da fachada, dentro desse conforto, que tem muito a ver com saúde, como o forro acústico, divisórias, drywall.


Por último falei eu, focando coisas esdrúxulas, malucas, por exemplo, se você acessar hoje a internet, você vai ver que tem gente que vende colchão para colocar em frente a janela, ou seja, é um absurdo você usar como uma proteção térmica e acústica, você vai coisas do tipo caixas de ovo, vendidas como proteção acústica.


Esse é um resumo muito rápido, mas para que você tenha uma ideia do que foi o VidroSom, lendo a minha coluna.



Comments


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page