Imagem: Arquivo Jornal do Vidro
O primeiro ponto são as estratégias de aumentar clientes: Vender é uma coisa, ter lucro é outra. Por exemplo, você pode adotar uma estratégia para ampliar o número de clientes, e com isso, vender mais, elevar a lucratividade.
O segundo ponto é ampliar a frequência dos clientes que você já tem: Atendendo bem os clientes, ele se torna um cliente contínuo e volta a comprar esporadicamente, ou seguidamente, com a sua empresa. Se montar uma estratégia, você vende algo para ele, mas informa sobre outros produtos, para que esse mesmo cliente compre alguma coisa, e assim você faz a frequência, o retorno dele, aliando ao objetivo de expandir a quantidade deles.
O terceiro ponto é aumentar o ticket médio: Você vai pegar o número de negócios fechados no mês e dividir pelo número de clientes, tendo a informação média deles.
Então monta-se também uma estratégia, um bom planejamento, para atender e aumentar o ticket médio, fazer com que o cliente compre dois espelhos, mais uma prateleira, um tampo, uma fachada, assim você começa a ver outros produtos com o cliente e aumenta o ticket médio.
Outro ponto importante como estratégia é o número de produtos: Ao invés de você vender box, tampo de mesa, você vira um construtor vidreiro, vidraceiro, serralheiro, serralheiro de alumínio, ferro, e monta uma estrutura, aumentando o número de produtos, oferecendo mais produtos, sistemas, para aumentar seu leque. Isso também é importante para a lucratividade, quando você atende um cliente com mais produtos, sua produção aumenta, sendo relacionada ao custo operacional.
Vender sistemas é diferente de vender produto, pois ele tem valor agregado, então nós precisamos valorizar, pegar produtos com tecnologia e inovação, e eles tem valor agregado.
Para concluir o aumento da sua lucratividade, existe uma técnica de redução de custos, pois quando há uma preparação, isso é possível, além de contribuir com a lucratividade.
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