top of page

PUBLICIDADE

Você conhece o processo de têmpera de vidros?

Imagem: Novo Tempo Vidros

Você conhece o processo de tempera de vidro? Sabemos que o vidro sai na medida que precisamos e temperado da têmpera, mas você realmente conhece todas etapas da tempera? A quantos graus o forno chega? Saiba agora a resposta dessas e outras perguntas.

Na primeira etapa o vidro chega em caminhões especiais para o carregamento com colares que possuem até 30 chapas dependendo do tamanho da espessura. As chapas de 3,6m x 2,6 m vão para uma tempera para ser otimizados e cortados de acordo com os pedidos das vidraçarias.

Após a saída da mesa de corte totalmente automática, o vidro é lapidado. Podendo ser lapidado em lapidadoras laterais ou bilaterais. Na terceira etapa são feitas as marcações para recorte e furação do vidro, sendo lavado para lavagem e inspeção.

Processo de têmpera completo

No quarto passo são executados os recortes e furações feitos na etapa número três.

No quinto passo a peça de vidro é levada ao forno em uma temperatura de aproximadamente 650Co e ao sair do forno a peça passa por um resfriamento, o que a torna temperada.

Depois de pronto, é verificado se a qualidade do objeto está de acordo com os parâmetros do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além de confirmar se o produto está nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Saindo da verificação a peça é coloca em carrinho, subindo por um elevador as peças são separadas por vendedor e verificadas em um sistema para definir se realmente estão prontas para distribuição.

Na última etapa a entrega do vidro é realizada. Quando é realizada por rota o vendedor separa o produto, fatura no caixa e depois já pode ser entregue, já quando o cliente busca seu pedido primeiro fala com vendedores, fatura seu pedido e depois faz a retirada.

Lembrando que após o vidro estar temperado não pode mais ser cortado ou lapidado. Apesar de parecer óbvio, boa parte do mercado não tem essas informações.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page