top of page

PUBLICIDADE

“Manchas no vidro” conheça as principais causas e saiba como evita-las


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Quem está sempre em contato com a área vidreira sabe o quão importante é que o vidro chegue ao usuário sem nenhum tipo de imperfeição, e esse detalhe muitas vezes deixa a desejar com o surgimento de manchas na placa de vidro. Por esse motivo, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto para sanar de vez esse problema, confira!

Essa mancha pode ter vários outros nomes, como: ataque na superfície, variação na camada superficial ou rugosidade da superfície do vidro. Entretanto, a estética não é o único ponto negativo, pois vidros com manchas podem levar a outros problemas, como:

Em vidros float: chapas de vidro float com manchas são substituídas, causando além da perda do vidro o atraso causado pela sua reposição.

Em espelhos: a reflexão da peça perde a qualidade e pode ficar comprometida.

Em vidros laminados: em caso de manchas internas, na face do vidro ou em contato com a camada intermediária, pode levar a sua delaminação parcial, além de comprometer a segurança da peça.

Em vidros temperados: quando as manchas são causadas por ataque químico, podem vir a provocar a erosão superficial do vidro, processo que diminui a sua resistência.

Como as manchas ocorrem:

Na fabricação: as manchas não aparecem durante o processo de fabricação do vidro em si, mas o material ainda pode adquirir imperfeições em sua superfície antes mesmo de sair da fábrica ou distribuidora. Confira quais são as causas dessas manchas:

- Estocar as chapas de vidro em lugares úmidos;

- Ausência de separadores entre as laminas de vidro;

Essas duas primeiras causas são as mais comuns, por isso é preciso armazenar o vidro em um local seco, bem ventilado e protegido de qualquer umidade e poeira.

- Pré-processamento;

- Manuseio com luvas contaminadas por produtos químicos;

- Marcas de correias ou pinças;

- Manchas causadas pela água usada na lapidação quando o pH não é neutro ou apresenta alta concentração de cálcio e magnésio.

É possível remover as manchas?

Em alguns casos, sim, é possível. Entretanto, é preciso que primeiramente um especialista identifique o tipo da mancha para então determinar se é possível ou não fazer a remoção.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page