top of page

PUBLICIDADE

“Willow Glass” o vidro flexível


Imagem: Corning.com

O Willow Glass, desenvolvido pela Corning (empresa americana fabricante de vidros), é uma tela de vidro flexível que, apesar da sua maleabilidade, não deixa a desejar na sua resistência. Esse vidro tem a aparência de um plástico grosso, mas é fino e translúcido.

A fabricante apresentou a novidade ao mercado em 2012, porém ainda enfrenta alguns desafios em relação a sua utilização. A pouco tempo foi desenvolvido o conceito de smartphones e tablets dobráveis, reforçando a ideia da utilização do Willow Glass para outras tecnologias.

Contraste: fino e resistente

Uma versão interior ao Willow Glass, Gorilla Glass, também era reconhecido pela sua grande durabilidade, e ao que tudo indica o novo modelo também se destaca nesse quesito. O diferencial é a nova espessura: o Willow é um terço mais fino que o Gorilla Glass, o que o torna ainda mais maleável.

Desvantagem

Por mais que seja uma ideia boa e que revolucionaria muitas áreas da tecnologia, se trata de um investimento caro e que em grande escala traria custos excessivos para os clientes.

“Willow pode ser um avanço sem sentido se a Corning não descobrir um modo de fabricar isso em grandes quantidades — e de um jeito que os clientes poderiam usá-lo em suas próprias linhas de produção”, afirma uma reportagem do Technology Review, site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA.

Imagem: Corning.com

Processo de produção

Terry Ott, pesquisador da Corning, revelou que a produção da tela produzia muito desperdício e que seu objetivo era descobrir uma maneira de reduzir essa perda. Em setembro de 2011 ele conseguiu mudar a forma de produção e atingir seu objetivo.

Anteriormente as telas eram produzidas em painéis e depois cortadas no tamanho correto para a utilização. A fim de tornar a produção mais viável, era necessário um espaço para abrigar tiras grandes, aproximadamente do tamanho de três campos de futebol.

O toque final que o vidro do futuro precisava veio do passado: foram instaladas máquinas parecidas com as de impressão de jornais, com rolos nos quais o material poderia ser colocado. Esse método conseguiu evitar a perda de material na hora do corte, se tornando melhor em que a produção de painéis em relação ao custo benefício.

O Willow Glass é feito a partir de um processo de fusão aonde o vidro é fundido a uma alta temperatura e despejado em uma forma no momento certo, solidificando no fundo. A partir daí é possível manipular o material até se tornar uma folha pronta para o corte.

Quando o Willow Glass fica pronto, ele é rodado em prensas que garantem a integridade do material. O vidro não encosta nos rolos, pois conta com uma proteção nas bordas que o fazem manter uma distância segura entre o rolo e o produto, evitando qualquer tipo de dano.

Willow Glass no mercado atual

Em 2018, a marca desconhecida Royole lançou no mercado o primeiro celular dobrável do mundo, chamado FlexPai. Essa novidade só foi verdadeiramente reconhecida quando a gigante Samsung e outras concorrentes lançaram uma corrida entre preço e desempenho para o lançamento do celular.

Imagem: Techspot.com

Esse ano estava previsto o lançamento do modelo feito pela Samsung para o mês de abril, mas problemas de hardware impossibilitaram o lançamento. Outras marcas também estão trabalhando nessa tecnologia atualmente. Isso traz uma nova expectativa sobre o desempenho e reconhecimento do Willow Glass, mas será que ele realmente terá destaque ou será uma novidade passageira?

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page