top of page

PUBLICIDADE

Conheça um pouco a respeito do alumínio

Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Você que trabalha com alumínio ou tem contato frequentemente com esse material já se perguntou como ele surgiu? Sua descoberta e a sua trajetória até hoje? Trouxemos resumidamente a história do alumínio e sua estrada até os dias de hoje.

Apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre (8%), o alumínio é o elemento mais jovem usado na área industrial, produzido comercialmente somente há 150 anos. No ano de 1824, o dinamarquês Hans Christian Oersted, foi a primeira pessoa a isolar o alumínio como ele é conhecido atualmente. Antes disso, há aproximadamente sete milênios atrás, a população de Pérsia já utilizava um tipo de barro na produção de vasos que continha óxido de alumínio e que hoje conhecemos como alumina.

Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Trinta séculos depois, foi descoberto que egípcios e babilônios também usaram uma outra substancia contendo alumínio para fabricar cosméticos e produtos medicinais. Visto isso, podemos notar que mesmo nas civilizações mais antigas o metal já era usado para dar um tom de modernidade aos mais diferentes utensílios. Atualmente, o alumínio possui inúmeras aplicações como: fabricação de panelas, janelas, peças de carros, equipamentos eletrônicos, latas de bebidas, entre outras.

Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Por se tratar de um material reciclável, gera um bom retorno financeiro aos trabalhadores e empresas que atuam nessa área. A reciclagem consiste em reutilizar o alumínio para a fabricação de outros novos produtos. Grande parte do alumínio reciclado no Brasil são latas de refrigerantes e outras bebidas, porém outros produtos também podem ser reciclados como: esquadrias, janelas, portas, componentes de eletrodomésticos, sobras das indústrias, estruturas de boxes, cadeiras, mesas e etc. além disso, a reciclagem desse material é muito mais barata do que a produção primária do mesmo, pois consome menos energia.

Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Por ser um material obtido exclusivamente do minério bauxita, o processo de extração provoca um intenso impacto no solo e nos corpos hídricos. Para fazer a extração do alumínio é feito um processo de refino do minério bauxita que se transforma em um pó branco chamado alumina. Logo após, a alumina passa por um processo eletroquímico e é transformada no alumínio.

O Brasil é tem a segunda maior reserva de bauxita do mundo, além de se destacar mundialmente na produção de alumínio. No ano de 1999, o país ficou em terceiro lugar na produção de alumínio, perdendo apenas para a Austrália e Guiné, proporcionando um papel muito relevante do ponto de vista social, econômico e ambiental para o Brasil. Além disso, ele é o metal não ferroso mais usado pelo homem.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page