A União Brasileira de Vidros (UBV), maior fabricante de vidros impressos do Brasil, anunciou nesta terça-feira (3) que está encerrando suas atividades. A empresa comunicou seus clientes através de carta assinada pelo presidente da empresa, Sérgio Minerbo, que descontinuou sua produção no dia 3 de abril após avaliar a "evolução do mercado, as condições econômicas e as perspectivas para a construção civil nacional". Segundo o comunicado, a usina atenderá os pedidos em carteira e as demandas do mercado enquanto houver produtos disponíveis no estoque. O Jornal do Vidro entrou em contato com a empresa pelo telefone na manhã desta quarta-feira, e um funcionário da segurança afirmou que a fábrica já estava vazia. A página da empresa no Facebook também foi removida.
Fundada em 1957, a UBV foi a maior fabricante de vidro impresso da América Latina. Sua fábrica, com capacidade para produzir 240 toneladas do material por dia, está localizada na Zona Sul de São Paulo. Os vidros impressos que a empresa fabricava eram destinados aos mercados de decoração e construção civil, atendendo diferentes tipos de aplicação, tais como boxes de banheiro, portas, divisórias, esquadrias, engenharia, móveis e molduras. Agora, o Brasil passa a ter cinco empresas compondo a usina de base do vidro. AGC, Cebrace, Guardian e Vivix fabricam vidros float, enquanto a Saint-Gobain Glass fica como única companhia produtora de vidros impressos. Apesar dos lentos sinais de recuperação econômica, a crise que assola o país desde 2014 fez mais uma vítima. Desta vez, uma grande empresa que ajudou a escrever a história do vidro no Brasil.
Leia abaixo a carta na íntegra:
"Prezado cliente,
Após cuidadosa avaliação da evolução do mercado, condições econômicas e perspectivas da construção civil brasileira, a empresa optou por não realizar a reforma do forno para um novo ciclo de produção.
Dessa maneira, informamos que no dia 3 de abril descontinuamos a produção.
A partir dessa data atenderemos ao pedidos nas condições comerciais vigentes até que durem os nossos estoques dos diversos produtos e medidas. Dessa forma, solicitamos que se programem para realizar as retiradas.
A forma de agendamento será a mesma utilizada até o momento e os horários de carregamento passarão a ser:
- segunda a sexta-feira: das 13h às 22h
- sábado: das 9h às 14h
Nossos clientes sempre foram nosso maior patrimônio e nossa prioridade nesses mais de 60 anos de atividade em que valorizamos o atendimento às necessidades por produtos diferenciados e inovadores para as mais diversas aplicações. Contando com a sua confiança pudemos manter uma longa parceria, que é motivo de orgulho.
O respeito às pessoas sempre pautou nossa atuação e com esse direcionamento daremos assistência às equipes do vários departamentos que estarão deixando a empresa ao longo dos próximos meses.
Gostaríamos de agradecer a parceria e colaboração ao longo desses anos, reafirmando que nossa empresa manterá as operações comerciais e teremos condições de atende-los enquanto durarem nossos estoques.
Atenciosamente,
Sérgio Minerbo
Diretor Presidente"
Fonte: Abravidro