top of page

PUBLICIDADE

Torre Eiffel vai ganhar muro de vidro blindado


Imagem: Divulgação

O principal ponto turístico da capital francesa ganhará em breve um muro de vidro. Por medida de segurança, a Torre Eiffel está sendo cercada por vidro blindado desde setembro de 2017, quando a prefeitura de Paris decidiu proteger o local mais visitado da cidade após uma série de ataques terroristas ter feito mais de 200 vítimas fatais nos últimos dois anos.

O material escolhido, que protege o ambiente contra disparos de armas de fogo, tem crescido em uso também no Brasil. Com dados alarmantes de segurança pública, a indústria da construção civil tem apostado no vidro blindado em obras residenciais e comerciais.

Segundo a Abravidro, o vidro blindado é fabricado por meio de um processo de calor e pressão, que intercala duas ou mais lâminas de vidro, polivinil butiral (PVB) ou resina, poliuretano e lâminas de policarbonato. Todos os itens são unidos, tornando-se resistentes. São estas camadas plásticas entre as lâminas de vidro que amortecem o impacto e aumentam a resistência do material. A espessura e a quantidade de camadas de um vidro blindado variam de acordo com o nível de proteção desejada - e o valor acompanha.

As obras do muro à prova de balas parisiense giram em torno dos 30 milhões de euros. A barreira de vidro terá 3 m de altura e 65 mm de espessura e deve ser concluída em maio deste ano. Apesar de controversa, a obra não causará prejuízo estético ao local, dizem especialistas. O secretário de turismo do governo local, Jean-François Martins, defende o projeto: "as obras não dificultarão a chegada de visitantes de modo algum".

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page