top of page

PUBLICIDADE

Laser pode revolucionar a produção das pequenas e médias indústrias vidreiras


Uma moderna tecnologia de corte à laser, criada pela fabricante norte-americana Coherent, pode substituir o corte manual de vidro dentro de pouco tempo. Essa tecnologia já é utilizada por grandes indústrias internacionais na fabricação de display de celulares, e segundo o gerente de marketing de produtos da Coherent na Alemanha, Joris van Nunen, a empresa está estudando formas de aprimorá-la e torná-la acessível às pequenas e médias indústrias vidreiras.

O objetivo da fabricante é comercializar uma versão mais barata de suas máquinas de corte à laser já a partir de 2018. Com um processo mais rápido, limpo e preciso, o laser viria revolucionar a forma como o corte de vidro é feito atualmente, com o uso de brocas e furadeiras.

Dentro de pouco tempo, você, vidraceiro, poderá programar digitalmente todos os cortes para a máquina executar na chapa de vidro enquanto atende um cliente ou toma um cafezinho.

Isso é feito através do uso de um laser de pulso ultracurto (USP) em um processo chamado corte de filamentação, que oferece uma combinação inigualável de alta velocidade, flexibilidade operacional e qualidade de corte superior. O corte de filamentação funciona porque os altos poderes de pico de um laser USP produzem auto-foco do feixe devido ao efeito ótico Kerr não-linear. Essa auto-focagem aumenta ainda mais a densidade de potência, até que, em um determinado limite, um plasma de baixa densidade seja criado no vidro.

Este plasma diminui o índice de refração do vidro no centro do percurso do feixe e faz com que o feixe se desfoque. Este efeito de focagem/desfocagem pode ser equilibrado para repetir periodicamente e formar um filamento estável que se estende por vários milímetros de profundidade dentro de um material opticamente transparente.

Para produzir um corte, esses filamentos gerados a laser são produzidos próximos uns dos outros por um movimento relativo da peça de trabalho em relação ao feixe de laser. As máquinas podem alcançar velocidades de corte de 100 mm/s a ​​2000 mm/s, dependendo da espessura do material e da geometria de corte desejada.

Para indústria vidreira, o laser pode significar mais precisão e rapidez nos processos de recorte e furação em têmperas, beneficiadoras de vidro e similares.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page