top of page

PUBLICIDADE

Ascevi intermédia palestra na I Semana das Engenharias em Palhoça SC para 60 estudantes de Arquitetu


A I Semana das Engenharias ocorreu do dia 28 a 30 de agosto, proporcionando a integração dos alunos dos cinco cursos relacionados às engenharias da Unisul, Engenharia Civil, Elétrica, Química, de Produção e a Ambiental e Sanitária, por meio de palestras dos mais variados segmentos.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Oscar Ciro Lopes, destacou a relevância da semana de debates. “Trazer conhecimentos para dentro da universidade. Esta troca com pessoas que atuam no meio, diferentemente da academia, isso é essencial. A vivência e o contato dos alunos com eles é importante para que obtenham sucesso como profissionais”.

O professor Fernando Simon Westphal proferiu a palestra técnica “Vidros para fachada” na última quarta, 30 de agosto, na Unisul, campus Pedra Branca (Palhoça SC). Ao todo 60 estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura, além de profissionais do segmento, participaram do encontro com a explanação de temas como as questões voltadas à segurança, conforto e eficiência para as aplicações em vidro, em especial nas fachadas das construções.

“Busquei apresentar aos participantes os conceitos e as formas corretas de aplicação no mercado, atendendo as normas recentemente atualizadas como a NBR 7199 (sobre a aplicação de vidros na construção civil) e a NBR 10821 (relacionada às esquadrias externas para edificações). Ao longo do curso de engenharia os estudantes têm contato com conteúdos relacionados aos materiais de uma forma mais ampla, não há algo específico para o vidro, com todas as peculiaridades”, comentou o Westphal.

Para ele, iniciativas como esta, em que há uma aproximação maior com os futuros especificadores do produto são de extrema importância. “Esta relação entre as universidades como a UFSC, da qual faço parte como professor, e a Unisul, é essencial para colocar em discussão temas da atuação no mercado profissional. Venho, também, como representante da Abividro, a entidade nacional dos fabricantes, manter este contato com os novos nomes que estarão atuando daqui alguns anos”.

Sobre a palestra proferida pelo prof. Dr. Fernando Westphal, através da Ascevi, ele reforçou que a associação sempre contribui com a universidade. “Temos este contato com a Ascevi há algum tempo. A Associação colabora sempre trazendo temas relevantes. Inclusive, gostaria de reforçar o convite para que participem do próximo evento que iremos elaborar no primeiro semestre de 2018”.

Para a estudante do 4ª semestre de Engenharia Civil da Unisul, campus Tubarão, Bruna Pereira Oliveira, a participação em encontros assim contribuem para o desenvolvimento intelectual. “Eu já atuo na área de vidro, então já tenho um certo conhecimento, mas acho muito importante iniciativas como esta, já que não há uma disciplina voltada para o estudo do vidro no nosso curso. Querendo ou não, na atualidade, as construções modernas fazem muito o uso do vidro e o professor mencionou questões interessantes como o conforto térmico, eficiência energética, controle luminosidade”.

Um dos novos associados da Ascevi, Marcelo Adriano Vequi, da MV Vidros, comentou sobre a sua inserção na entidade e a sua participação na palestra. “A forma de atuação da Ascevi foi o que despertou o meu interesse em ser um novo associado da entidade. A busca pelas informações mais atuais do setor, o acompanhamento das atualizações das normas, é muito importante este conhecimento que a Ascevi oferece a todas as empresas vidreiras”. Ele destacou, ainda, a necessidade dos profissionais do setor em participar de encontros como o realizado na Unisul.

Acesse a galeria de fotos presente na nossa página: www.facebook.com/AsceviSC.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page