top of page

PUBLICIDADE

A incrível quadra luminosa

Nós brasileiros adoramos esportes, não é verdade? Quando se trata de futebol então, nem se fala! Pense agora numa mistura entre uma paixão nacional com a mais alta tecnologia da nossa área, espetacular, não é mesmo?Foi isso que fez uma empresa de Stein (Alemanha), eles criaram um incrível sistema em pisos de vidro para quadras poliesportivas. Já seria muito bacana imaginar uma quadra com uma superfície de vidro, mas a coisa é ainda mais moderna, porque os caras resolveram instalar linhas de LED sob as placas de vidro translúcido, fazendo com que a quadra “sofra” automaticamente mudanças em seu formato, de acordo com o esporte ali praticado.

A quadra em funcionamento total.

Imagem: Reprodução

O primeiro teste foi realizado ainda em 2007, com revestimento no piso de uma quadra de squash, dentro de um cruzeiro. A estrutura utilizada foi em alumínio para suportar os painéis de vidro e o sistema de iluminação embutido. Depois desse primeiro teste, a empresa alemã desenvolveu o principal projeto, o que eles chamam de ASB GlassFloor, um super ginásio com 500 metros quadrados, construído em uma escola na Alemanha. O piso metamórfico transforma o espaço em uma quadra poliesportiva, sem a necessidade das famosas marcações de tintas, que polui o ambiente. Com dois rápidos cliques em uma tela touchscreen e você pode jogar handebol, basquete, futsal ou vôlei, por exemplo.

A montagem da quadra

Imagem: Reprodução


O vidro, com duas placas de temperado e laminado, é fabricado pela empresa alemã Kinon Porz, submetido a diversos testes de resistência, garantindo durabilidade, brilho, elasticidade e o atrito ideal das placas produzidas em medida de 2x2 metros. A cor do vidro também pode ser modificada, pois possui revestimento aplicado na face interna do vidro. Há ainda a possibilidade de exibição de vídeos no vidro, o que abre espaço para o campo publicitário. O grande desafio da companhia é melhorar a velocidade e a altura da bola quando esta atinge o vidro, ganhando força maior que a comum. Em época de Olimpíadas, uma tecnologia deste nível é um atrativo e tanto, não é mesmo?

A quadra luminosa

Imagem: Reprodução

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page