© 2019 Todos os Direitos reservados ao Jornal do Vidro. Produzido por Agência GUIAX

1/2

Arquitetos gregos buscam investidor para construir casa de vidro encaixada num penhasco

Pela primeira vez, a Maravilhas do Vidro não vai falar de uma “maravilha” pronta, mas, de uma que ainda está no papel, à espera de um investidor. Trata-se do projeto dos arquitetos gregos Vassiliou e Kampouropoulos, da Open Platform for Architecture (OPA). Os dois planejam construir uma casa usando vidro e concreto bruto, dentro de uma fenda num penhasco, com vista para o Mar Egeu, na Grécia. 

 

O projeto preza pela a integração com a natureza. Tanto que, a casa finalizada será realmente parte do penhasco. Até o estilo arquitetônico adotado é o mais natural possível. A inspiração veio do movimento modernista conhecido como brutalismo. A principal característica das construções brutalistas é o uso de placas de concreto nu, exatamente como vieram ao mundo. A marca registrada do estilo é deixar aparente as marcas da madeira do molde usado para fabricar as placas, também conhecidas como placas de concreto bruto. 

 

 

Apesar de ainda ser apenas uma ideia, Vassiliou declarou ao jornal The Huffington Post que seu escritório quer muito tirar o projeto do papel. Por isso, eles estão buscando ativamente alguém para patrociná-lo ou comprá-lo. Pra quem ficou interessado, Vassiliou explica que ainda há detalhes a serem acertados, mesmo assim, ele prevê a necessidade de um investimento entre 500 mil e 1 milhão de euros para o projeto tornar-se real.

 

Do alto do penhasco, é preciso descer 50 degraus (ou usar o elevador) para chegar à porta de entrada. Por dentro, a Casa Brutale terá todas as dependências comuns a qualquer residência. O que ela não terá de comum é o telhado, que, na verdade, é uma piscina de vidro. A principal vantagem de se ter uma piscina de vidro como telhado é a abundante iluminação natural. Aliás, iluminação natural não faltará, porque a fachada também é inteira de vidro.

 

Embora o projeto tenha sido originalmente concebido para o solo de um penhasco na beira do mar Egeu, Vassiliou declarou que eles estão "abertos a outros locais interessantes em todo o mundo." Que tal aqui no Brasil?

 

Fontes de consulta:

http://www.huffingtonpost.com/entry/casa-brutale-cliff-house

http://opaworks.com/portfolio/casa-brutale/

http://www.arquiteturabrutalista.com.br/

Please reload

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ECG..png
ECG..png

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sem título-2.png

PUBLICIDADE

BOLT INOX..png
BOLT INOX..png

PUBLICIDADE

carreta do vidraceiro - jornal do vidro.

PUBLICIDADE

NETOCOLOR.jpg

PUBLICIDADE

max fer.png

PUBLICIDADE

union.png
INOX PAR.png

Você também pode gostar de ler sobre:

Você conhece o Vidro Low-e?

13/01/2020

Ascevi intermédia palestra na I Semana das Engenharias em Palhoça SC para 60 estudantes de Arquitetu...

12/09/2017

Empresas italianas mostram novidades da indústria vidreira durante a Glass South America

08/06/2016

Saiba por que você não pode perder a GLASS SOUTH AMERICA

03/06/2016

USP São Carlos desenvolve vidro que muda de cor e pode camuflar objetos

01/06/2016

Níveis de blindagem automotiva

25/05/2016

Governo sinaliza irregularidade em exportações de vidros automotivos

13/05/2016

Vidro Serigrafado: Instrumento elementar ou primordial?

11/05/2016

1/1
Please reload