top of page

PUBLICIDADE

Quer saber como surgiu o parafuso Phillips?

Você sabia que a ideia do parafuso Phillips não foi do próprio Henry F. Phillips?

Ao contrário do que seria óbvio, Henry F. Phillips não teve a ideia inicial do parafuso de rosqueamento central que conhecemos hoje como parafuso “Phillips” ou simplesmente cruzeta. Phillips era um engenheiro e empresário americano nascido em Portland, estado de Oregon. De caráter ousado, ainda na universidade, na década de 1910, o engenheiro começou a desenvolver pesquisas em busca de algo que pudesse melhorar e agilizar os processos industriais da época.

A invenção de Thompson

Somente em 1934, quando conheceu a invenção de John P. Thompson - um parafuso de soquete em que o torque seria centralizado - é que Phillips esteve diante do que seria o embrião do parafuso que levaria seu nome e o tornaria mundialmente conhecido. Ele tratou de adquirir os direitos dessa novidade imediatamente e daí para frente começou a desenvolver e melhorar o tal parafuso.

Objetivos audaciosos

Com o esse parafuso cruzeta, em 1935, Phillips fundou a “Phillips Screw Company”, e passou a oferecer a novidade às principais empresas que comercializavam parafusos nos Estado Unidos. Mas, seu objetivo principal era fazer com que as fabricantes de automóvel adotassem seu parafuso. E ele conseguiu! Em 1936, a General Motors viu que poderia agilizar sua linha de produção se passasse a usar o parafuso Phillips. Na época, a General Motors já contava com parafusadeiras automáticas e o parafuso Phillips praticamente não escapava das máquinas quando eram apertados.

A ideia deu certo

Em 1937, linhas de produção importantes como as do Cadillac já eram 100% submetidas ao parafuso Phillips. Em 1939, 70% das fabricantes de carros norte Americanos também já o utilizavam. Em 1940, 85% dos fabricantes de parafuso já tinham adquirido licença de fabricação da inovação trazida por Henry F. Phillips.

O legado de Henry F. Phillips

Henry F. Phillips morreu em 1958, aos 69 anos. Em 4 de maio 2011, ele foi introduzido no Hall da Fama dos Inventores Nacionais norte-americanos. A “Phillips Screw Company”, fundada por ele em 1934, mantém-se sólida até os dias atuais e conta com uma divisão aero espacial de grande importância, a “Aerospace Phillips”.

Fonte de pesquisa:www.phillips-screw.com/news

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page