top of page

PUBLICIDADE

Furadeira Elétrica: uma ideia que deu tão certo que foi parar até na Lua

Algumas ferramentas estão tão inseridas no cotidiano das pessoas que elas nem imaginam como seria não tê-las. A furadeira é um exemplo. Antes de ela existir, para furar uma parede tinha algumas opções:

um prego e um martelo

um trado (broca com olhal para colocar um cabo de madeira)

arco de pua (antecessor da furadeira, já com mandril, mas que necessitava de força humana para girar o eixo).

furadeira mecânica

Claro que fazer um furo em uma parede com uma dessas ferramentas não seria tão difícil assim, mas, imagine fazer vários furos? Que tal instalar um boxe de banheiro usando um trado? Seria meio demorado!

Por isso mesmo, já no século XIX, o século das invenções, algumas pessoas começaram a pensar em uma ferramenta mais eficiente para fazer furação. Mas, quem teve a ideia que deu certo primeiro foi o engenheiro elétrico australiano Arthur James Arnot. Ele patenteou a primeira furadeira elétrica do mundo, em 20 de agosto de 1889, e é considerado seu inventor.

Seis anos depois, em 1895, os irmãos Wilhelm Emil Fein e Carl Fein inventaram e registraram a primeira furadeira elétrica portátil, em Stuttgart, Alemanha.

Em 1917, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker criaram a primeira furadeira elétrica portátil com interruptor gatilho e motor universal, parecida com a que temos atualmente.

Primeira furadeira elétrica com gatilho, fabricada pela Black&Decker

O aperfeiçoamento da furadeira sempre foi o objetivo de muitos inventores e incentivadores de novas tecnologias. Henry Ford, por exemplo, foi um deles, já que, precisava de uma ferramenta assim em sua linha de produção.

Furando na Lua

Uma curiosidade sobre as furadeiras da Bleck & Decker é o fato de elas terem ido para a Lua. Em 1964, a Black & Decker participou do Projeto Gemini, o segundo projeto de exploração espacial realizado pela NASA, e em 1968, do Projeto Apollo, o terceiro projeto de exploração espacial da NASA. Como os astronautas precisariam de ferramentas para coletar amostras de rocha e solo lunar, a NASA fez uma parceira com a Bleck & Decker para desenvolver uma furadeira leve, compacta e poderosa o suficiente para cavar fundo na superfície da Lua. Carregar um fio seria complicado, então a NASA, junto com a Black & Decker, inventaram uma furadeira de motor a magnetos e sem fio para ser utilizada no espaço pelo programa espacial americano. O interessante é que depois do projeto as tecnologias desenvolvidas foram aplicadas na criação de outras ferramentas leves e à bateria para serem utilizadas pelos consumidores terráqueos.

Entretanto, comercialmente, quem lançou a primeira furadeira sem fio a Makita, em 1969. Na verdade, a Makita 6500 D não era totalmente sem fio, mas, era a primeira ferramenta elétrica recarregável, movida à bateria, e tinha um cabo curto que ficava conectado à bateria. Portanto, de qualquer forma, a Makita 6500D permitia maior mobilidade que uma furadeira conectada a cabos elétricos.

Makita 6500D

Atualmente, as furadeiras mantem o mesmo principio básico de funcionamento desde 1920. As inovações e aperfeiçoamentos apresentados pelos fabricantes ficam por conta da diversidade de modelos, potências e funcionalidades, sempre visando proporcionar aos seus consumidores cada vez mais conforto e praticidade.

Fontes de consulta:

www.oficina44.com.br

www.casadasfuradeiras.com.br

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page