top of page

PUBLICIDADE

COMO O VIDRO IMPEDE MONUMENTO DE MAIS DE 900 ANOS DE SER DESTRUIDO!


Barreiras contra inundações em Veneza
(foto: Domenico Stinellis/AP)

A cada ano a indústria vidreira apresenta novos produtos cada vez mais resistentes, um exemplo disso é o que foi feito em Veneza, na Itália, ao redor da basílica de São Marcos, com mais de 900 anos de existência, que foi cercada por barreiras inteiramente de vidro para conter as enchentes que estavam afetando sua estrutura.

Pela cidade toda tem água, presença de canais e ligações com o mar, o problema da erosão causada pela água salgada é muito frequente. Com um edifício histórico tão antigo na beira de canais o dano a estrutura estava sendo muito prejudicial a construção. Pensando nisso, o órgão responsável pela manutenção da Basílica encontrou uma solução que vem resolvendo o problema até o momento, foram instaladas barreiras de um tipo de vidro feito especificadamente para aguentar o volume e a pressão da água do mar. A barreira pode manter até 1,10 metros de água na praça, o que equivale a uma maré de 1,90 metros acima do nível do mar.

A solução não resolve o problema permanentemente, mas já está sendo estudada uma forma de como adaptar isso para impedir os danos da erosão ao monumento histórico. As barreiras fazem parte de um projeto de engenharia que deve ser aplicado no futuro, para passar a água por baixo da estrutura da igreja e da praça para transportar a água para o nordeste do mar adriático e assim evitar outras inundações futuras.



Opmerkingen


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page