top of page

PUBLICIDADE

A GIGANTE SAINT GOBAIN ANUNCIA PROJETO CARBONO ZERO ATÉ 2050



A empresa francesa Saint Gobain, cujo grupo possui intensa participação no mercado de construção civil (incluindo vidro), indústria e mobilidade brasileiros estabeleceu objetivos ambientais relacionados à sua pegada de carbono.


O site oficial da empresa teve sua proposta sustentável atualizada com novas ideias e novo plano estratégico, inicialmente visando o período de 2021 a 2025, marcando forte intuito em diminuir 20% das emissões de CO2, reduzir 80% nos índices de descarga de água e diminuir 50% de resíduos não recuperados.



Portanto afirmam ainda ter interesse em abranger as mesmas diretrizes de diminuição durante o período de 2030 a 2050. O plano possui quatro prioridades centrais, sendo elas:


1 - Líder mundial no mercado e construção leve e sustentável

Seguir sua trajetória de crescimento respeitando o meio ambiente e sua constituição, além de manter bom relacionamento com seus Stackholders. Para tanto, mantendo cuidado ambiental, é necessário oferecer alternativas para tornar a construção tradicional em algo mais sustentável, em prol do alcance da neutralidade de carbono até 2050, contribuindo para diminuir mudanças climáticas massivas.


2 - Princípios de Comportamento e Ação


Comportamento

1. Compromisso profissional;

2. Respeito pelas pessoas;

3. Integridade;

4. Lealdade;

5. Solidariedade.


Ação

1. Respeito pela legalidade;

2. Respeito pelo meio ambiente;

3. Respeito pela saúde e segurança no trabalho;

4. Respeito pelos direitos dos funcionários.


3 - Saúde, segurança e excelência operacional

Cuidar da saúde de seus colaboradores, clientes, e indiretamente envolvidos com a empresa é uma das chaves para sustentabilidade. O cuidado do ambiente é também o cuidado com o outro, como eles próprios observaram, “zero doenças ocupacionais e zero acidentes”.


Ao observar a necessidade de melhoria contínua no desempenho industrial, visa-se aspectos como a saúde e segurança, eficiência industrial, inovação e desenvolvimento, neste caso, por meio do World Class Manufacturing Program - projeto que visa a melhoria sustentável em áreas diversas.


4 - Desempenho financeiro e valor para o acionista

No intuito de criar valores sustentáveis a longo prazo, a otimização do fluxo de caixa, aliando a apresentação da capacidade de investimento, de capital e revisão do portfólio, mostrando naturalmente resultados financeiros consistentes, conquistando assim o apoio de seus acionistas.


Por mais que seja uma proposta assídua, soa ainda bastante hipotético. Porém o plano abarca valores, necessidades e atos que a Saint está sim pronta para colocar em prática, prova disso é sua atuação em questões ambientais desde 2003, pois tornaram-se signatários do Pacto Global da ONU. Já em 2015, passaram a se submeter aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização.


Esperamos grande impacto real da empresa na política de sustentabilização, cada vez mais comum na indústria, já que é circundante o impacto das indústrias em problemas ambientais sérios, que minam a qualidade de vida de todos nós e aumentam situações preocupantes socialmente falando (como disseminação de doenças respiratórias e baixa qualidade de vida).

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page