top of page

PUBLICIDADE

VIDRO FOTOVOLTAICO: ALIADO DAS EDIFICAÇÕES E AMIGO DA NATUREZA


Painel de vidro azul e verde no telhado, com energia solar. Linhas gráficas, edifícios modernos - Foto: ROUEN, FRANÇA

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o vidro fotovoltaico é muito popular na Europa. Ele possui capacidade de gerar eletricidade a partir dos raios do sol, então o ideal é que seja instalado em janelas, portas, envidraçamento de sacadas, coberturas, claraboias e outras aplicações que interajam com os raios solares.


O painel de energia do solar de vidro possui a mesma capacidade dos painéis solares tradicionais, a taxa de conversão desses vidros pode variar de 08% a 16%.


Este vidro é fabricado com o auxilio de materiais semicondutores, como o silício, esses materiais são acomodados em lâminas e anexadas às placas de vidros de diversos tipos. Cada placa de vidro pode possuir inúmeras lâminas semicondutoras, tudo dependerá da necessidade do usuário e tamanho da placa de vidro, pois quanto maior a superfície de contato com o sol, mais energia solar captada pelo vidro.



As lâminas fotovoltaicas não interferem esteticamente no produto, visualmente o vidro fotovoltaico é transparente e não apresenta muita distinção de placas tradicionais.

Estes vidros podem ser aplicados em diversos tipos de estruturas e não somente residências ou prédios. É possível realizar a aplicação em pontos de ônibus, pontos turísticos e em outros elementos.


O funcionamento do vidro fotovoltaico é semelhante ao dos painéis solares, mas mesmo assim possui diferenças técnicas. Com o vidro fotovoltaico, nos painéis de energia, enquanto as lâminas com células fotovoltaicas absorvem e convertem a energia solar em eletricidade, fios metálicos realizam a condução dessa energia para baterias de armazenamento.



Apesar das lâminas de células fotovoltaicas não interferirem na transparência do vidro, a disposição das mesmas na placa de vidro pode interferir na quantidade de luz que adentra ao ambiente. O mesmo acontece com vidros fotovoltaicos coloridos, pois podem também interagem neste quesito.


Com os vidros fotovoltaicos é possível fazer instalação e aplicações que não seriam viáveis com o painel solar tradicional, como por exemplo uma parede inteira de vidro fotovoltaica.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page