top of page

PUBLICIDADE

VIDRO E AS INOVAÇÕES OCULTAS


Imagem: Departamento de arte Jornal do vidro

Quer queiramos que seja ou não. Somos uma geração de preguiçosos: passamos cerca de 90% do nosso tempo dentro de prédios. As portas e, em particular, as janelas desempenham um papel fundamental. Eles são as peças que conectam pelo menos três dos quatro elementos, ar, terra, água e luz, que são absolutamente necessários para a vida.


Especialmente as janelas ou fachadas inteiras de vidro são capazes de nos proteger cada vez melhor das influências adversas do mundo exterior, como vento, calor, frio, ruído e fumaça de escapamento, bem como convidados não convidados: Isso significa que as janelas têm um isolamento acústico cada vez mais eficaz e, graças aos vidros de segurança, também são mais resistentes aos assaltantes. Mas, como mostram algumas inovações, as funções do vidro podem ser consideravelmente ampliadas. Estes quatro exemplos mostram as novas possibilidades oferecidas pelo vidro instalado em janelas, portas ou espelhos:



Persianas, persianas plissadas e cortinas além outras inúmeras as possibilidades de proteção do interior de um ambriaente, relativo a raios solares certo??? Mas todos eles precisam de mais ou menos espaço. O mesmo não é necessário se a proteção solar estiver instalada no vidro da janela.


Vidro de proteção solar / image: Archiexpo

O vidro de proteção solar possui um revestimento metálico que não impede a entrada da luz solar, mas retém até 80% dos raios de calor infravermelhos. Isso evita que os quartos aqueçam.


O vidro termocrômico tem propriedades ainda melhores: a janela mantém o calor do lado de fora no verão, mas deixa passar o calor do sol durante os meses mais frios do ano.

Com vidros reguláveis, um fluxo de corrente descolore o vidro de forma a permitir a passagem de menos energia solar. No entanto, este vidro "comutável" ou eletrocrômico não pode ser usado apenas para proteção contra o sol. Também pode ser convertido de transparente para colorido ou leitoso por controle remoto. Por exemplo, é adequado para salas de reuniões em escritórios: ao toque de um botão, as paredes de vidro tornam-se opacas e protegem contra olhares indiscretos.



Embora o Cristal Líquido funcione com líquidos poliméricos, ele também pode ser usado em aplicações semelhantes. A única diferença é que o vidro da janela ou porta feito com esse material só fica transparente sob energia e não perde sua translucidez como o vidro eletrocrômico.


Fachada com captação de energia solar/ imagem: Renl Light

Janelas e fachadas como usinas de energia

Enquanto o vidro inteligente regula a quantidade de energia que permite passar de fora para o interior, células solares transparentes transformam janelas e fachadas de vidro em usinas de energia inteiras. Para o especialista em energia solar Richard Lunt, que atualmente trabalha no desenvolvimento de uma célula solar totalmente transparente na Michigan State University, essa forma de produção de energia poderá em breve cobrir uma parte significativa da necessidade de energia. Se as opções de armazenamento fossem otimizadas, Lunt acredita que todos os requisitos de energia dos EUA poderiam ser cobertos por energia solar no futuro. Para gerar energia na fachada, uma tecnologia um pouco mais antiga será usada na Science Tower em Graz.


A chamada "célula de Grätzel" usa o princípio da fotossíntese para gerar energia. Embora a fachada de vidro seja transparente, ela é colorida. A torre, que se tornará o emblema da Smart City Graz, ainda não está totalmente concluída. Como prova uma web-cam, a construção já está bem avançada. No entanto, existem outras tecnologias fascinantes para transformar fachadas e janelas em verdadeiras usinas de energia.


Vidro monitor Panasonic / H F Journal

Janelas e espelhos como monitores

Os técnicos da Panasonic desenvolveram uma interpretação sensacional do "vidro inteligente": desenvolveram um protótipo de uma TV OLED transparente. Apresentado pela primeira vez na CES 2016, este modelo parecia nada mais do que uma porta de vidro para um móvel de parede. Mas de repente ficou preto e uma imagem de televisão apareceu. Além da aplicação na sala de estar, a Panasonic também pretende desenvolver aplicações para o espaço público.


O engenheiro do Google, Max Braun, demonstrou que você pode construir gadgets de vidro inteligentes com muito menos esforço. Ele usou uma tela de LED de apenas alguns milímetros de espessura e a prendeu entre a porta do armário do banheiro e um espelho semitransparente. Uma placa gráfica foi colocada na parte de trás da porta. Agora Braun tem um espelho que mostra não apenas seu próprio rosto, mas também a data, hora, previsão do tempo e um fluxo RSS de uma agência de notícias.


Uma instrução de construção para um selo igualmente inteligente pode ser encontrada aqui. Claro, as grandes empresas de engenharia também estão trabalhando em tais espelhos inteligentes. Na CES 2018 havia um espelho de banheiro com controle de voz Alexa integrado. Isso permite que muitos dispositivos inteligentes sejam controlados por voz. No entanto, o dispositivo não exibe informações adicionais ao lado de sua própria imagem espelhada.



Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page