top of page

PUBLICIDADE

Como funciona a fabricação de vidros?


Imagem: Manual do Mundo (YouTube)


Seja para reduzir gastos com energia, aquecer o ambiente, controlar a entrada de calor, contribuir com o design de diferentes lugares, ser aliado em automação, bem como uma infinidade de benefícios, o vidro é o principal aliado todos os vidraceiros e serralheiros, certo? Mas você já se perguntou quais os passos para ter esse material 100% reciclável e tão presente em nosso dia a dia?


Com a combinação de areia, sódio, cálcio e magnésio, é feita a mistura desses ingredientes, sendo que nesse ponto é importante também verificar se não há impurezas. Isso é levado a um forno industrial, sendo que sua temperatura pode chegar a 1.500C°.


Dentro dele, a mistura se transforma em um líquido viscoso (uma gosma). Para cada objeto, uma quantidade diferente de massa pinga do forno e desce escorregando até uma forma.



A próxima etapa é o banho float. Nesse ponto, o vidro ainda líquido é despejado em uma banheira de estanho, para que o vidro flutue, já que o estanho é mais denso, e assim, o vidro fica completamente plano.


A preparação para o corte consiste no recozimento, sendo que o vidro é resfriado controladamente, até chegar em uma temperatura próxima de 120C°.

O vidro então, deve ser resfriado, ficando cristalino, para ser cortado do tamanho das peças do projeto, e recebe acabamento de borda de acordo com a aplicação desejada.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page