top of page

PUBLICIDADE

Por que usar vidro refletivo nas coberturas?


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

O vidro refletivo é conhecido pela sua função de filtrar os raios solares através da reflexão da radiação solar, portanto pode ser um grande aliado quando se trata de conforto térmico, ambiental e de eficiência energética nas edificações. Esse aliado é desenvolvido com uma tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e de calor transmitidos para os ambientes internos.

A fabricação do vidro refletivo pode ser realizada por meio de dois processos: o pirolítico ou o on line, e em câmara a vácuo, também conhecido como off line. No processo pirolítico, a camada refletiva é aplicada na face superior do vidro monolítico, enquanto a placa ainda não esfriou, ou após sofrer novo aquecimento. Os óxidos penetram mais facilmente na superfície porque a chapa de vidro está quente e com a sua superfície em estado plástico.

Em épocas de muito calor, o desempenho do vidro como filtro solar é mais fraco, e geralmente apresenta refletividade externa maior, em compensação, a relação refletividade interna/externa é melhor, pois reflete mais para o exterior do que para o interior, tornando o ambiente mais fresco.

Já no processo de câmara a vácuo, a camada refletiva é depositada em câmaras de alto vácuo, por meio de bombardeio iônico, após o vidro sair da linha de produção e ser resfriado. O efeito são vidros refletivos com melhor desempenho de proteção solar, porém com uma camada refletiva mais superficial.

Independente do modo de fabricação, o vidro refletivo é ideal para coberturas, ainda mais em períodos de bastante calor. Além de coberturas, o vidro refletivo pode ser aplicado em fachadas, portas, janelas e sacadas. Confira alguns dos benefícios:

Controle solar: atua super bem em relação à transmissão a reflexão de luz e calor nos ambientes.

Isolamento térmico: o vidro refletivo é um ótimo isolante térmico, garante a redução de até 70% da passagem de calor.

Contra os raios UV: quando laminado, o vidro refletivo também possui essa característica, chega a filtrar 99,6% dos raios UV.

Economia de energia: com o vidro refletivo, é fácil diminuir a utilização de ar-condicionado, além da racionalização no uso da luz elétrica.

Maior luminosidade: o vidro refletivo ajuda a controlar a incidência de luz no ambiente que incide no vidro.

Como demonstrado acima, o vidro refletivo possui muitas vantagens, uma ótima opção para esse verão.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page