top of page

PUBLICIDADE

Saiba um pouco mais sobre o revestimento ACM


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Você com certeza já viu alguma vez uma empresa ou estabelecimento que possuía a fachada em ACM. Esse revestimento se trata de painéis de alumínio composto e foi criado na Alemanha em 1965 pela empresa Alusuisse Composites, incorporada pela Alcan em setembro de 2000. O ACM é considerado o revestimento coringa, por conta das suas características e versatilidade.

A sua sigla significa Aluminum Composite Material, e o painel consiste em um revestimento de alumínio Anodizado ou pintado, composto por duas chapas de alumínio com miolo de polietileno utilizando um processo de colagem sofisticado que envolve adesivos químicos a temperaturas altas.

Por ser bastante versátil, o seu uso não é restrito somente a fachadas comerciais, mas pode ser aplicado também em coberturas, varandas, pilastras, tuneis, entre outros. Alguns profissionais também optam por utiliza-lo em ambientes internos, como restaurantes, farmácias e panificadoras.

Revestimento do futuro

Por possuir várias funcionalidades, o ACM é considerado o revestimento do futuro, confira as principais: versatilidade, alto grau de resistência em relação ao peso e à corrosão, leveza, durabilidade, facilidade de conformação e condutibilidade térmica.

Principais aplicações

As placas de ACM podem ser aplicadas no revestimento de fachadas planas ou arredondadas, pilares, testeiras, coberturas e marquises, além de serem bastante utilizadas em portas, portões, colunas e pórticos. Apesar dessas variadas aplicações, o painel de ACM tem bastante presença na comunicação visual, justamente por ser uma solução versátil e atraente. A única restrição de utilização é em pisos, portanto, se o projeto foi elaborado corretamente e respeitar as características do material, o ACM pode ser usado em qualquer tipo de obra.

Vantagens

Durabilidade: quando utilizado em fachadas, o ACM pode possuir até 15 anos de vida útil, o que reduz bastante o custo com manutenção e resíduos.

Beleza: as placas de ACM possuem várias cores de opção e grande flexibilidade, podendo ser dobrado ou curvado, favorecendo o uso da criatividade para desenvolver ambientes bonitos e modernos.

Sustentável: o ACM é um material reciclável que reduz a transmissão de calor pelo método de convecção, o que favorece a relação térmica em ambientes internos e a economia em ar condicionado.

Proteção: além de bloquear a radiação e o fogo, já que é o alumínio que fica exposto às chamas, o ACM também protege fachadas de chuvas, tempestades, secas, entre outros fenômenos climáticos.

Essas são algumas das características e vantagens do revestimento de ACM, caso tenha interesse em utilizar-lo, procure um profissional da área para obter melhores resultados.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page