top of page

PUBLICIDADE

Saiba como surgiu a esmerilhadeira


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Também conhecida como rebarbadeira ou esmeriladora, a esmerilhadeira se trata de um equipamento muito usado no ramo do alumínio, e é usada para lixar e dar acabamento a peças de aço.

Acredita-se que ela surgiu nos anos 30, depois da primeira parafusadeira elétrica, em decorrência das grandes necessidades industriais em dar acabamento e polimento aos moldes prensados de alta qualidade. No Brasil, a primeira esmerilhadeira chegou por volta dos anos 50, depois que a primeira fábrica Bosch se instalou no país.

A principal função dessa ferramenta é esmerilhar ou lixar, como seu próprio nome diz. Esse processo tem a finalidade de dar acabamentos a superfícies e melhorar a qualidade de acabamento delas. A esmerilhadeira pode ter outros acessórios acoplados, como escovas rotativas, que retiram ferrugens ou sujeira de materiais, discos diamantados para cortes em concreto, pedra, mármore, granito, asfalto, cerâmica e outros.

Existem alguns procedimentos de segurança que são obrigatórios para quem utiliza essa ferramenta, como: óculos de proteção, luvas de raspa e avental de raspa, camisas de manga longa ou proteção de braços e perneiras e, em alguns casos, a máscara protetora. Outro cuidado muito importante é nunca retirar a capa de proteção durante o uso da esmerilhadeira.

Na hora de comprar uma esmerilhadeira, não se deixa levar pelos baixos preços que existem no mercado, pois em médio ou largo prazo, o custo inicial pode sair mais caro do que o final.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page