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“Transporte de vidros” alguns modelos de carros adequados para o transporte


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Mesmo se tratando de um material resistente, o vidro também é frágil, por isso o seu transporte requer cuidados especiais para garantir a segurança das peças e não comprometer a aparência do vidro, nem levá-lo a quebra. Danos como esses podem prejudicar o vidraceiro e ainda afetar a segurança da obra e de quem estiver por perto.

Para manuseios e transportes seguros é necessário seguir algumas precauções, por isso trouxemos alguns modelos de carros mais usados para transportar as peças de vidro tranquilamente e com segurança, confira:

Como o vidro é um material que pode molhar sem ter danos, é preferível o uso de carros abertos que tenham um espaço maior para acomodar as peças espaçadamente, além de ser mais fácil de carregar e descarregar sem prejudicar a peça. A escolha do automóvel vai depender do peso e da quantidade de carga que a vidraçaria costuma transportar.

Para cargas menores feitas diariamente, as vidraçarias costumam usar veículos utilitários menores que possuem a carroceria aberta como caminhonetes. Carros desse modelo podem facilitar a circulação em áreas urbanas e chegam a suportar até 1,2 toneladas. Alguns exemplos: Strada (Fiat), Saveiro (Volkswagen) e Montana (Chevrolet).

Se a vidraçaria tiver demandas maiores, existem caminhões de porte pequeno que podem circular em cidades. Os veículos urbanos de carga (VUC) possuem no máximo 2,2 metros de largura e até 6,3 metros de comprimento e conseguem transportar em média 3 toneladas de carga. Alguns exemplos: os modelos da Mercedes-Benz, Sprinter 415 CDI, Accelo 815 e Accelo 1016, a Ford possui o Cargo 816 e a Volkswagen o Delivery 11.180.

Como cada município possui suas próprias normas de restrições, é importante se informar sobre as da sua região ou da região onde o trabalho será entregue.

O caminhão toco, conhecido também como semi-pesado, possui dois eixos e tem capacidade máxima de 6 toneladas. Alguns exemplos: Constellation 24.280 (Volkswagen) e o Atego 2425 (Mercedes-Benz). Em casos de cargas especiais, existem empresas especializadas no transporte de cargas específicas.

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