top of page

PUBLICIDADE

Elegantes e funcionais, bancadas de vidro conquistam as cozinhas


Elas já integram projetos de banheiros sofisticados e estão conquistando as cozinhas. As bancadas de vidro são uma alternativa moderna às tradicionais bancadas de granito, mármore ou madeira, e oferecem diversos benefícios estéticos.

Altamente personalizáveis, as bancadas de vidro permitem projetos com diferentes tipos, formas e cores – além do vidro transparente, é possível optar pelo vidro translúcido, opaco, texturizado e colorido, sendo os opacos os mais utilizados sobre os gabinetes por não deixarem a estrutura do armário aparente. Cores como vermelho, azul e amarelo, que não são encontradas em materiais naturais, são muito solicitadas pelos clientes que desejam um ambiente único e nada convencional. As possibilidades decorativas do material são inúmeras.

Foto: Anne Mathias/ThinkGlass

Um dos principais diferenciais das bancadas de vidro é a facilidade de limpeza e manutenção. Por não serem porosas, elas impedem a proliferação de fungos e bactérias, por isso são mais higiênicas que bancadas de madeira ou fórmica, por exemplo.

Qual vidro utilizar?

O vidro utilizado nas bancadas deve ser um vidro de segurança, preferencialmente temperado, e resistente à riscos e altas temperaturas. A espessura do vidro da bancada pode variar de 3 a 25mm, dependendo do tipo de fixação. Quanto maior o vão que o vidro tiver que suportar, maior deve ser a espessura, para que ele não quebre no meio.

Projeto: Cocinas Ayala

Para aumentar a durabilidade deste tipo de bancada, é interessante que a vidraçaria ofereça o vidro com tratamento anti-manchas e antibactérias. Este último promete eliminar 99,9% das bactérias em 24 horas, além de prevenir a proliferação de fungos na superfície do vidro. O material é banhado em uma solução que difunde íons de prata em suas camadas superiores, e que ao entrar em contato com as bactérias acabam por destruí-las. A tecnologia é distribuída no Brasil pela ACG Vidros.

A altura da bancada varia de acordo com o projeto do cliente, mas algumas medidas são recomendadas. Para a bancada da pia, o ideal é que sua altura fique entre 85 e 95cm; para lanches e refeições rápidas, a ser complementada com banquetas altas, costuma-se indicar a altura máxima de 105 cm.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page