top of page

PUBLICIDADE

Vidraceiro e serralheiro, conheça os benefícios da reeducação postural global!


Imagem: reportagem Jornal do Vidro / Freepik


Durante sua rotina de trabalho, você, vidraceiro e serralheiro, sabe que várias atividades são necessárias. Os exercícios de RPG (Reeducação Postural Global), ajudam na saúde física no dia de trabalho ou na vida pessoal.


A fisioterapeuta especialista em RPG, Cristiane Teixeira, ressalta alguns benefícios das sessões: “O alívio das dores e aquelas tensões musculares que atrapalham seu rendimento no trabalho, aumento da amplitude do movimento, melhora da estabilidade, mobilidade, equilíbrio, força e consciência corporal”.


Teixeira destaca o objetivo das atividades: “As sessões de RPG buscam liberar as tensões musculares, aumentar força e flexibilidade, reeducar a respiração, estimular a consciência corporal, realinhar a estrutura corporal para que a postura e os movimentos articulares ocorram normalmente”.



Imagem: Freepik


A fisioterapeuta reforça a postura ao levantar objetos, sobretudo os pesados: “Para objetos mais pesados, deve-se ter um bom apoio, com os pés bem firmados no chão e mantenha as costas retas, evitando flexionar a coluna para a frente. Ao erguer um peso, abaixe-se, flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna. Se o objeto for volumoso e pesado, carregue-o junto ao tronco”.



A especialista explica o que é o exercício: “Um exercício isométrico, treinamento de força que trabalha o músculo com o corpo estático. Assim, a prática consiste em usar os músculos contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo”.


Atenção também às orientações sobre outros benefícios da prática: “Fortalece os músculos; melhora a postura e alinhamento da coluna; ajuda a prevenir lesões; fortalece os tecidos adormecidos nos músculos isolados; reabilita lesões; melhora a densidade mineral óssea e, consequentemente, o fortalecimento dos ossos; aumenta a potência e a resistência muscular; auxilia na ativação da maioria das unidades motoras nos músculos; diminui os riscos de doenças cardiovasculares”.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page