top of page

PUBLICIDADE

VIDROS GIGANTES, VOCÊ REALMENTE SABE LIDAR COM ELES?


IIMAGEM: ARQUIVO JORNAL DO VIDRO / DIVULGAÇÃO

Hoje, gostaria de mergulhar em um tópico crucial para todos nós que trabalhamos com instalações de vidro, especialmente quando se trata de grandes dimensões. Sabemos que não é todo dia que pegamos obras com portas ou chapas junto. No entanto, é fundamental lembrar que, por mais comum que isso não possa ser, cada projeto exige atenção meticulosa e precisão em todas as etapas, desde a escolha do vidro e da linha de perfis até mesmo a fixação das ferragens.

Toda escolha na concepção do vidro deve ser cuidadosamente ponderada, uma vez que qualquer erro pode resultar em uma porta que não se ajusta ao vão ou que se torna pesada para as ferragens. E quando se trata de portas que desafiam as dimensões padrão, os riscos aumentam significativamente.

Em nosso matéria, discutiremos as considerações essenciais para dimensionar uma porta de vidro com sucesso, abordaremos as normas pertinentes a esse tipo de trabalho e, é claro, apresentaremos soluções para projetos que fogem ao tamanho convencional.

IIMAGEM: ARQUIVO JORNAL DO VIDRO / DIVULGAÇÃO

Altura, um fator crucial Para ilustrar a importância dessas considerações, apresentamos um exemplo de uma residência em Curitiba, Paraná, projetada pelo arquiteto de renome. Nesse projeto, ele projetou portas de correr, com quase 5 metros de altura, que foram sustentadas por esquadrias de alumínio de uma Linha de alto padrão.

O tamanho das portas como essa não é um problema em si, contanto que a instalação seja atribuída para suas dimensões e peso. Para garantir isso, é necessário seguir as diretrizes e cálculos previstos na norma NBR 7199, intitulada "Vidros na construção civil - Projeto, execução e aplicações", que fornece critérios de resistência à pressão de ventos, especialmente para portas encaixilhadas em dois a quatro lados.

OBRA DE VIDRO
IMAGEM: OBRA CONCLUÍDA DA VIDRO SISTEMAS

Quando se trata de portas com fixação pontual, Angelo Arruda, diretor da Vidro Sistemas e colunista do "JORNAL DO VIDRO", enfatiza a importância de utilizar softwares especializados para calcular a projeção do vidro. E, quanto às estruturas de fixação, ele aconselha consultar os fabricantes de ferragens, que já possuem as dimensões e peso máximos padronizados para seus produtos.

É importante mencionar que o tipo de vidro escolhido também desempenha um papel significativo. Portas de vidro laminado, por exemplo, requerem atenção especial, pois precisam ser encaixilhadas ou protegidas em suas bordas.

Portas pivotantes e de correr: desafios e soluções Portas pivotantes, por sua vez, apresentaram desafios adicionais, como a consideração de folgas, limitações das ferragens e, o mais importante, garantir que a funcionalidade não seja comprometida. Um pensamento que devemos ter automatizado em nossos dia a dia é de seguir as normas e as orientações dos fabricantes de ferragens, isso não é apenas um dever, mas também uma questão de garantir o pleno funcionamento do projeto.

Outro fator importante é calcular de maneira precisa a espessura do vidro em portas e outros fechamentos, considerando a altura e a pressão de ventos. Também destaco os desafios comuns encontrados nesse tipo de porta, como estanquidade, resistência aos ventos, estética e segurança. Para enfrentar esses desafios, a técnica do vidro encapsulado em silicone (VES) pode ser uma solução eficaz.

Atenção: Não podemos deixar de mencionar as portas automáticas, que possuem suas próprias normas, como a NBR 16025 da ABNT. Nesse caso, a altura da porta é um ponto crítico, pois o alcance do sensor deve ser cuidadosamente calculado para garantir uma detecção adequada.

Ferragens adequadas para dimensões extraordinárias Para quem deseja instalar portas de vidro fora do convencional, encontrar ferragens compatíveis pode ser um desafio. Fabricantes padronizados geralmente oferecem produtos adequados para dimensões comuns. Entretanto, existem empresas que podem desenvolver produtos especiais sob medida para atender a projetos exclusivos.

Para concluir, o mercado já oferece ferragens capazes de suportar portas de peso e tamanho acima dos convencionais, em muitos casos projetado para portas pivotantes de até 200 kg. Há muitos fabricantes oferecendo ferragens para portas pivotantes de até 130 kg, com a disponibilidade de opções para portas de até 1,4 x 3 metros e espessura de 10 mm em se tratando de vidro temperado.

Lembre-se, calcular o peso do vidro de acordo com a área e a espessura, independente de se o fornecedor já oferecer esse calculo pronto, é fundamental para garantir a segurança e o funcionamento adequado de suas portas de vidro temperado ou esquadria com vidro. Relembrando que há uma fórmula simples para esse cálculo: Peso (em kg) é obtido multiplicando a área (em m²) pela espessura (em mm), uma fórmula simples que pode evitar problemas futuros.

Esperamos que estas dicas e insights tenham sido úteis para vocês, meus amigos, dedicados profissionais instaladores, vidraceiros e serralheiros. Sempre estamos aqui para apoiá-los em seus projetos e garantir que cada porta ou fechamento de vidro seja uma obra-prima segura e funcional. Não hesite em nos procurar se tiver alguma dúvida ou necessidade de assistência adicional.■




Comments


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page