Imagem: digitalavmagazine
O arquiteto espanhol Joan Sibina projetou o Qatar Olympic and Sports Museum em Doha, Qatar, que possui formato cilíndrico, com uma fachada de vidro dentro de cinco anéis olímpicos entrelaçados. O local fica ao lado de um dos estádios da Copa do Mundo da FIFA 2022.
Em um espaço de 19.000 m², ele é composto por dois volumes: um edifício curvo que envolve sutilmente o estádio projetado por Dar Al-Handasah e um volume cilíndrico envolto acerca de um anel que se projeta da lateral do estádio.
Os painéis de vidro retangulares na estrutura refletem o entorno do estádio. A estrutura tubular envidraçada é circundada por cinco anéis de cores olímpicas que envolvem o museu em diferentes alturas e ângulos.
Telas do tipo Jali, tradicionalmente usadas nas culturas islâmicas para proporcionar privacidade, então colocadas na horizontal entre os anéis e a fachada envidraçada, trazendo um paralelo com a decoração e a cultura do país.
O segundo volume adota uma abordagem mais sutil e emprega sugestões de design do Khalifa International Stadium. Este volume, organizado em fileiras de painéis em forma de diamante, segue a curvatura dos lados mais altos do estádio e fica confortavelmente entre o estádio e a estrutura envolta em anéis olímpicos.
O 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum, que agora está aberto ao público, abriga sete espaços de exposição, além de um café, um restaurante e uma loja de presentes.
Cada um de seus sete espaços expositivos concentra-se em um tema diferente, incluindo seções sobre "Uma História Global do Esporte", "O Salão dos Atletas" e "Esportes do Qatar".
Comments