Imagem: Canal Marcelo Barreto
O que te define como empresário? Tem algumas palestras que faço, nas quais digo que “A empresa é a cara do dono”.Porque a empresa é a cara do dono? Pode ter 300 vidraçarias, mas cada uma delas é única. Os processos são os mesmos, o produto é praticamente o mesmo, seja instalador, gestão, vendas. Tudo parece ser o mesmo, mas a forma que você faz a gestão é personalizada por cada empresário, ou pelos sócios.
O que diferencia uma empresa das outras do mesmo segmento é a forma como você faz a gestão da empresa. E o que define se o empresário é bom ou não? É a forma que você gerencia.
Conforme o seu resultado, define se você é um bom ou mau empresário. Não é a estrutura que você tem, não é você vender muito. Não adianta você vender 1 milhão por mês se não está dando lucro, se não tem o resultado esperado.
Mas existem ferramentas para medir o resultado. Existem ferramentas que vão te ajudar a aumentar as vendas, ou seja, vender bem e ter lucro, e fazer um fundo de caixa.
Toda empresa tem que ter um fundo, uma reserva em caixa, deixar um percentual para ter um fundo de caixa. Isso é gestão, não misturar os bolsos.
Não adianta você ser um bom vendedor, um bom instalador, mas não saber gerir o seu negócio.
O empresário tem que estar atento, pois todo dia é um desafio e um aprendizado. Então você tem que entender sobre a gestão da sua empresa.