top of page

PUBLICIDADE

Morre o arquiteto e urbanista, Jaime Lerner


Imagem: departamento de arte Jornal do Vidro


Jaime Lerner, arquiteto, urbanista, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba-PR, deixa um legado para o Brasil e o mundo no que se refere a organização urbana de cidades. Lerner era um entusiasta de monumentais obras de vidro.


Arquiteto e urbanista, formou-se na Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1964. Lerner foi prefeito da cidade de Curitiba - PR em três oportunidades (1° mandato de 1971 a 1974, 2° mandato de 1979 a 1983 e 3° mandato de 1989 a 1992) e governador do estado do Paraná em outras duas vezes (1° mandato de 1995 a 1998 e 2° mandato de 1999 a 2002).


No seu primeiro mandato como prefeito, Lerner ficou internacionalmente conhecido pelo seu projeto de transporte urbano integrado, o “BRT” (Bus Rapid Transit), isso em 1974, uma revolução radical no transporte público para os padrões brasileiros. O sistema tinha como destaque vias expressas exclusivas para os ônibus e sistema de embarque rápido terminais, além de terminais de integração, que logo foram estendidos para a região metropolitana da capital paranaense.


Ainda durante seus mandatos como prefeito, o urbanista e arquiteto, que sempre priorizou as obras com vidros em diferentes aspectos, deixou como legado para a cidade a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, (essas duas com grande presença do vidro), o fechamento de rua XV para carros, além das estações-tubo (que também utilizam o vidro).


Como governador do estado do Paraná, Lerner deixou como um legado o Museu Oscar Niemeyer (MON), que tem o formato de olho, obra projetada pelo próprio Niemeyer, e que possui uma dupla e gigantesca fachada de vidro, que por sua beleza, tornou-se um dos ícones arquitetônicos do estado.


Imagem: Erika Alves


Imagem: Short Stay Curitiba


O político também realizou mudanças em rodovias, incentivou a criação do parque automobilístico paranaense.



Ainda em Curitiba, Lerner foi responsável pela construção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), instituição responsável pela criação de parques e de um complexo sistema de coleta seletiva de lixo e resíduos urbanos.


O arquiteto e urbanista influenciou o Brasil e o mundo, sendo responsável pelo planejamento urbano de cidades como: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói. O sistema de transporte integrado da capital paranaense foi replicado nas principais cidades brasileiras e em muitas capitais pelo mundo afora.


Jaime Lerner ocupou cargos como a presidência da União Internacional dos Arquitetos e funções de assessoria internacional para cidades como Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Shangai (China), Havana (Cuba) e Seul (Coreia do Sul), consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas, além de 6 livros publicados, sendo grande parte sobre planejamento urbano, prêmio recebido em 2010, concedido pela revista americana Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo e recebeu a Medalha de Urbanismo da L’ Académie D’ Architecture, na França, comprovam a importância do político e arquiteto, não só para a capital paranaense, mas para o Brasil.

Comentarios


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page