top of page

PUBLICIDADE

Habilidades dos profissionais de sucesso!


Imagem: Michael Page


Uma das grandes sacadas de um profissional de sucesso é ter claro quais são as habilidades fundamentais de sua profissão, na medida que o profissional consegue não somente identificar quais são essas habilidades, mas também desenvolvê-las obviamente a sua performance, ela vai sendo melhorada. Por exemplo: um médico que se formou recentemente, ele vai fazer a sua inicialização a residência e começar a atuar no seu consultório. Na medida que ele vai desenvolvendo habilidades que não foram ensinadas durante a sua graduação, ele conseguirá novos resultados.


Para um empresário que abriu seu negócio e já está atuando, mas ainda não tem uma grande habilidade em montar equipes, fazer uma gestão de pessoas adequadamente, se ele identifica que são habilidades fundamentais e a desenvolve, começará a ter uma performance melhorada. Para te ajudar, eu vou mencionar algumas das habilidades que considero fundamentais para qualquer profissional que deseja ter uma performance de destaque no mercado


- Estabelecer metas;

Trata-se de conseguir projetar quais são os alvos a serem atingidos para conquistar o objetivo que se deseja.


- Controlar dados e números:

Nesta habilidade, eu destaco os processos necessários que conseguem definir quais são os controles a serem feitos para possíveis análises.


- Identificar problemas;

Uma habilidade que talvez seja desconhecida por muitos. Porque eu afirmo isso: muitos gestores podem viver dentro de vários problemas, mas quando não se tem uma identificação muito clara de qual é o problema que está se tratando, terá dificuldades de encontrar as possíveis soluções para a eliminação desses problemas.


- Planejar e conduzir ações;

Seguindo uma lógica, depois que eu tenho as metas estabelecidas e processos de como você vai controlar e também uma habilidade identificar problemas, é necessário eu desenvolver a habilidade de conseguir planejar e conduzir as ações, pois um não vive sem o outro. Ou seja, não basta planejar bem, tem que ter uma execução boa também.


- Avaliar resultados;

Por fim, comento a respeito da habilidade de conseguir avaliar os resultados depois de tudo ter acontecido. Seja num período curto (uma semana, quinzena, mês, trimestre), ou até mesmo de médio a longo prazo (6 meses, um ano, 2 ou 3), a constante avaliação dos resultados é uma habilidade também fundamental para o estudo do profissional que deseja ter sucesso.


Concluo este artigo sugerindo que você estude um pouco a respeito destas habilidades que eu sugiro, além de fazer uma enquete com a sua equipe observando quais são as habilidades que farão a grande diferença na atuação de toda a empresa, de todo o negócio.


Quando essas habilidades são identificadas e, novamente afirmo, principalmente desenvolvidas, os profissionais estabelecerão um crescimento e uma melhoria contínua PODEROSA em suas carreiras.

Então vai lá, agora é contigo.




Um forte abraço e prospere!


Giuliano Alcantara

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page