Imagem: divulgação Blindex
O segmento do vidro e do alumínio tem diversas empresas localizadas no Brasil e no mundo. Uma delas, a Blindex, faz 70 anos em 2021. Fundada em 1951 pelo engenheiro Jean Julien Garelly, que montou, colocou em operação e geriu a empresa por muitos anos. Ela, antigamente, se chamava Santa Lúcia Cristais Ltda. O nome se deu origem por conta de uma história de amor e amizade. Louis Direyfus (herdeiro do banco francês) foi copiloto de Garelly na II Guerra Mundial e prometeu a ele que, se saíssem vivos, montaria uma fábrica onde Garelly escolhesse.
Durante uma batalha no norte da África, o avião deles foi abatido e caiu atrás das linhas alemãs. Uma enfermeira da Cruz Vermelha presenciou o fato, e com a ambulância cruzou a linha para socorrer os dois que sobreviveram. O nome da enfermeira era Lúcia, com quem mais tarde Garelly casou.
No inicio, o local tinha 70 funcionários e produzia 1.300m² de vidro temperado por mês. A fábrica foi instalada em um galpão de 1.200m², na Rua Barra do Tibagi, Bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Em 1979, a Blindex foi comprada pela Pilkington, multinacional inglesa fabricante de vidros. Já em 2006, ela foi comprada pelo NSG Group, do Japão, passando a fazer parte de um dos maiores grupos vidreiros do mundo, líder global na fabricação de vidro. Atualmente, a Blindex está presente em diversos países da América Latina e, no Brasil, conta com cerca de 2.000 colaboradores diretos e indiretos. Sua produção cresceu 1.500% nessas sete décadas.
A empresa se preocupa com assuntos de inclusão social, tratados em um Comitê de trabalho, formado por colaboradores de todas as áreas da empresa, além de ser reconhecida em prêmios como: Prêmio Greenbuilding, Prêmio Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, e outros. Segundo a gerente de vendas e marketing, Glória Cardoso: “A Blindex popularizou o uso do vidro com segurança na arquitetura e construção civil no Brasil. É muito gratificante ser sinônimo de categoria de produto. Em 2019, abrimos a primeira Casa Blindex, loja conceito onde expomos a linha completa dos nossos produtos”.
Imagem: divulgação Blindex (2019)
Como parte da comemoração, a Blindex apresentará diversos lançamentos, como: o Box Flex em maio, uma linha de colas selantes para vidros em junho, box de banheiro personalizado em julho. Segundo a gerente: “A expertise da marca permite que a Blindex amplie seu portfólio de produtos com força e segurança. Somos reconhecidos principalmente pelo box de vidro temperado, mas a qualidade e o reconhecimento do consumidor permitiram a nossa entrada em outros segmentos como acessórios, que permitem excelência no acabamento, e produtos de limpeza para cuidados diários do vidro”.
Ela ainda destaca a preocupação da Blindex com acidentes, tanto para consumidores finais, quanto para colaboradores: “Nossa campanha para a prevenção de acidentes está sempre ativa e todos os anos acontece também o Safety Day (Dia Mundial da Segurança), um dia inteiro dedicado para explorar temas relacionados à segurança. Em 2020, por conta da pandemia, tratamos a questão da saúde mental e resolvemos inovar, oferecendo sessões de terapia online para aliviar a ansiedade da equipe. Porque, mais do que nunca, precisamos cuidar da saúde física e mental dos nosso colaboradores, fornecedores e parceiros”.
Comentários